Quais restaurantes oferecem refeições acessíveis em Trastevere?

Estou procurando por opções de refeições baratas em Trastevere. Alguém poderia me dar boas sugestões?

1 curtida

Experimentei a carbonara no Arlù e foi uma das melhores da viagem. A massa veio no ponto certo, o guanciale bem crocante e o molho super equilibrado.

O restaurante é pequeno e acolhedor, ótimo pra fechar o dia depois de um passeio pelo Vaticano. Eu realmente achei que é uma excelente escolha.

1 curtida

No Restaurante Arlú os preços são razoáveis para a região e a qualidade da comida. Quando eu fui, consegui tirar uma foto. Acho válido compartilhar aqui também.

Convertendo, um prato principal fica na faixa de R$ 150 a R$ 400 por pessoa, dependendo do que pedir e se incluir vinho. Para Trastevere, achei que vale o que cobram.

Estive em Roma recentemente e selecionei alguns restaurantes que achei os melhores custo-benefício, cada um com suas particularidades. Segue a lista:

1. Tiberino (Isola Tiberina)

• Destaques: pratos clássicos romanos como carbonara e cacio e pepe; ambiente charmoso na ilha, com vista para o rio.

• Preço médio: € 20 a € 40 por pessoa (cerca de R$ 110 a R$ 220).

• Vale a pena: combina tradição com toques modernos e tem boas opções vegetarianas.

2. Ristorante Arlù (Trastevere/Vaticano)

• Destaques: massas caseiras e tiramisù muito elogiado; ambiente familiar e acolhedor.

• Preço médio: € 30 a € 60 por pessoa (aprox. R$ 160 a R$ 320).

• Vale a pena: atendimento atencioso e pratos autênticos; ótimo para quem visita o Vaticano e quer comer bem depois.

3. Da Enzo al 29 (Trastevere)

• Destaques: famoso pelas massas típicas de Roma, especialmente carbonara e amatriciana.

• Preço médio: € 25 a € 45 por pessoa (R$ 140 a R$ 250).

• Vale a pena: restaurante pequeno, mas com sabor muito autêntico; costuma ter fila, então chegue cedo.

4. Roscioli (Centro Histórico)

• Destaques: mistura de restaurante e delicatessen, com pratos clássicos e ingredientes de alta qualidade.

• Preço médio: € 35 a € 70 por pessoa (R$ 190 a R$ 380).

• Vale a pena: ideal para quem gosta de queijos, embutidos e vinhos harmonizados com a refeição.

5. Osteria da Fortunata (Campo de’ Fiori)

• Destaques: massas frescas preparadas à mão na frente dos clientes.

• Preço médio: € 20 a € 35 por pessoa (R$ 110 a R$ 190).

• Vale a pena: ótima opção para provar massas simples e saborosas, com aquele toque caseiro.

Estive no Da Enzo al 29, e recomendo demais pra quem quer experimentar comida romana autêntica.

A carbonara deles é uma das melhores que já comi na vida, cremosa na medida certa. Também provei a amatriciana, que veio super bem temperada. sai em torno de € 25 por pessoa (aprox. R$ 140 o prato, bebida e talvez uma sobremesa).

O ambiente é simples, estilo trattoria de bairro, mas muito acolhedor. O único ponto é que costuma ter fila, então se puder chegar cedo, facilita bastante.

Se você está procurando uma gelateria em Roma com ótimas opções veganas, a Gelateria Gusta é uma excelente escolha, dá para matar a vontade de gelato sem sair da dieta plant-based e sem gastar muito.

Opções veganas

Eles costumam ter sorbetti de frutas (feito com água e fruta, naturalmente sem leite) e, com frequência, sabores cremosos veganos à base de leites vegetais (ex.: chocolate amargo/“fondente”). Vale perguntar no balcão pelos sabores do dia marcados como vegano.

Boa ideia de combinação: fruta cítrica + fruta vermelha + chocolate 70% (equilibra doçura e acidez).

Preços & porções

Os preços são acessíveis e variam pelo tamanho da porção. Você pode escolher coppetta (copinho) ou cono (casquinha). Se estiver em dúvida, peça um assaggino (provinha) antes de decidir, eles são super tranquilos com isso.

Por que o gelato é tão bom aqui?

A gelateria usa carapine/pozzetti (aqueles recipientes de alumínio com tampa) para armazenar o gelato.

Isso protege da luz e do ar, mantém a temperatura estável e ajuda a preservar textura e frescor. Resultado: gelato mais sedoso, sem cristais de gelo.

:compass: Experiência de visita

Atendimento simpático, loja compacta e fila que anda rápido nos horários de pico. Ótimo para pegar o gelato e passear pelas redondezas enquanto saboreia, experiência bem romana.

Eu achei que vale super a pena. Me diverti bastante e é algo que eu vou guardar com uma experiência sensacional.

Ah, e pra finalizar, tem algumas dicas que eu gostaria de compartilhar!

• Cones: alguns têm manteiga/mel. Se for 100% vegano estrito, confirme e, na dúvida, escolha copinho.
  • Traços/alérgenos: como em qualquer gelateria, pode haver traços de leite ou frutos de casca rija; se for sensível, avise no caixa.
  • Cobertura: a panna (chantilly) tradicional não é vegana.

Bom passeio e buon gelato!

Alguém já provou o tiramisu no Da Enzo? Vale a pena pedir como sobremesa depois da carbonara?

Sim! O tiramisu do Da Enzo al 29 é super elogiado e vale muito a pena pedir depois da carbonara. Ele é equilibrado, nem muito doce nem pesado

No Da Enzo, os pratos clássicos como carbonara e amatriciana parecem incríveis, mas dizem que sempre tem fila. Preço médio seria uns € 25 a € 45 por pessoa (R$ 140 a R$ 250).

Antes de mais nada: eu volto a Trastevere sempre que posso e, quando quero comer bem sem pagar caro, fico entre estes três.

Cada um atende um “mood”: prato feito barato, tábua pra compartilhar e lanchinho de rua.

Carlo Menta

Quando estou com fome de prato de massa e quero sentar sem susto na conta, eu vou ao Carlo Menta. Normalmente peço um cacio e pepe ou amatriciana, são simples, bem servidos e costumam sair na faixa de €6–9.

Se estou com alguém, dividimos uma pizza fina e pedimos a jarra de vino della casa, que ajuda a manter o orçamento sob controle.

Chegando cedo (por volta de 19h), quase nunca pego fila. E, quando aceitam, peço água da torneira (acqua del rubinetto) para evitar gastar com garrafinha. É aquele lugar “sem firula”: serviço rápido, comida honesta e uma conta que não assusta.

La Prosciutteria

Esse restaurante é um grande xodózinho pra mim. Gosto muito de alguns detalhes que ele oferece, por exemplo:

• Quando vou: noites em que quero petiscar e ficar de papo.
  • O que funciona pra mim: tábua (tagliere) com frios, queijos, pães e conservas; às vezes um panino caprichado.
  • Preço que encontro: panini por €7–9; tábua pra 2 pessoas costuma sair ~€18–24 (varia pelo tamanho/seleção).
  • Motivo: dá pra compartilhar e controlar o gasto — se o grupo tiver mais gente, a relação custo x diversão melhora.
  • Macete pessoal: peço pra equilibrar a tábua (menos salame, mais queijos suaves e verduras em conserva). Eles costumam ajustar numa boa.

I Supplì

Para mim, é a parada oficial de street food no bairro. Quando estou correndo entre um passeio e outro, pego o clássico supplì al telefono (aquele bolinho de arroz com mozzarella derretendo) por €2–3 e complemento com um pedaço de pizza al taglio. Em €5–7 faço um lanche que sustenta sem me atrasar.

Eu como no balcão e sigo a vida; se quero fechar com chave romana, caminho até o Bar San Calisto para um expresso baratinho. É simples, rápido e com aquele sabor de Roma raiz que eu curto.

1 curtida

@julioxavier, a verdade é que tem muita coisa bacana pra fazer lá e, às vezes, a gente pode se sentir até um pouco confuso.

Antes de eu ir pra lá, por exemplo, eu pesquisei bastante e vi bastante vídeos sobre o tema. Inclusive, tem um em especial que me ajudou bastante. Esse daqui:

Dá uma olhada nele, pois tenho certeza que vai te tirar algumas dúvidas, assim como tiraram algumas que eu tinha.

1 curtida

Antes de mergulhar nas opções, deixo aqui meu “cheat sheet” econômico de Trastevere: são lugares que eu realmente uso quando quero comer bem e gastar pouco. Abaixo estão os pedidos que, na prática, me dão o melhor custo-benefício.

Os valores são aproximados (podem variar por temporada/horário), mas servem para planejar o bolso sem abrir mão da experiência.

Lugar (Trastevere) O que peço Quanto gasto (aprox.)
I Supplì 2 salgados + água 5–6 €
Trapizzino 1 trapizzino + refri 7–8 €
Carlo Menta Massa do dia + água 8–12 €
Ai Marmi 1 pizza pra dividir + água 6–9 € p/p
Freni e Frizioni Drink + aperitivo 10–12 €

Resumo: pra gastar pouco, eu alterno street food (I Supplì/Trapizzino) com trattoria simples (Carlo Menta/Popi Popi) e, se a ideia for socializar sem falir, vou de aperitivo no Freni e Frizioni.

1 curtida

Quando quero algo sentado e barato, procuro menu do dia (pranzo di lavoro). Já comi bom e barato no Antico Carlone e no Zi’ Umberto: prato de massa + água/taça de vinho por 12–15 €. Por esse preço, em Trastevere, é achado.

1 curtida

Passei alguns dias em Trastevere e, quando quero comer bem sem gastar muito, sempre recorro a estes lugares:

• Carlo Menta
  • La Prosciutteria
  • I Supplì

Com esse trio eu cubro prato barato, tábua pra compartilhar e lanchinho rápido. Vale chegar um pouco mais cedo pra evitar filas e garantir os melhores preços.

1 curtida

@julioxavier, aqui no Viajantes Net temos outros tópicos falando sobre a Itália que talvez te interesse. Por que não dá uma olhada?

Tenho certeza que esses conteúdos podem ser bastante úteis pra fazer você aproveitar ainda mais o tempo por lá!

Meu combo favorito:

1. Carlo Menta: prato de massa clássico por 6–8 €;
  2. Caminhada pela Piazza di Santa Maria;
  3. Fatamorgana (gelato) pra fechar com 2 sabores por 3–4 €.
    Sai barato e é um passeio completo.
1 curtida