Gente, tenho uma curiosidade: quais países não possuem sistema de saúde gratuito?
Muitos países têm sistemas públicos de saúde, mas nem sempre são 100% gratuitos. Por exemplo, os Estados Unidos não têm um sistema universal de saúde e é necessário pagar para ter atendimento ou remédios. Cada estado tem seu próprio sistema, com regras específicas, sendo a maioria deles com pouca regulação e operado principalmente pela iniciativa privada.
Outros países, como o Reino Unido, a Espanha e o Canadá, têm sistemas públicos eficientes, mas nem sempre gratuitos. Por exemplo, em Portugal, há um sistema público, mas com a incidência de taxas.

O pior de todos é o Estados Unidos, pois o sistema de saúde é majoritariamente privado, e muitas pessoas dependem de seguros de saúde que podem ser bastante caros. Programas como Medicaid e Medicare oferecem cobertura para certas populações, mas não cobrem todos os cidadãos.
Quando fui para o México fiquei sabendo pelas pessoas de lá que tem um sistema público de saúde, nem todos têm acesso gratuito a cuidados médicos. Existem sistemas de saúde pública, mas muitas pessoas ainda dependem de seguro privado ou pagam diretamente pelos serviços. Sei que o nosso Sus precisa melhorar muito mais pelo menos temos de graça.
Amigos vi que a A China possui um sistema de saúde público, mas o acesso gratuito é limitado. Muitos serviços de saúde exigem co-pagamentos ou são financiados por seguros de saúde que não cobrem todos os custos. A China possui um sistema de saúde público, mas o acesso gratuito é limitado. Muitos serviços de saúde exigem co-pagamentos ou são financiados por seguros de saúde que não cobrem todos os custos.
A dica é vai para embora pra outro país já vai com plano de saúde engatilhado pra não pegar de surpresa principalmente quem vai para os Estados Unidos. Lá você até passa numa emergência de graça só na hora mais em pouco tempo a conta chega. Se prevenir é o melhor remédio.