Meu sonho é poder ver neve na Europa, mas não queria gastar muito. Podem me indicar locais que não sejam tão caros?
Andorra! É um país relativamente pequeno entre a Espanha e França, mas que para ver neve e considerando custo pode ser ótimo. Por lá eu recomendo a estação de esqui Grandvalira, que é linda e tem pistas grandes e bem variadas, ideais tanto para crianças quanto para quem nunca esquiou. A subida é feita de teleférico e a vista das montanhas cobertas de neve é espetacular.
Os preços são bem mais em conta que nos Alpes. Dá para encontrar diária em Encamp por volta de R$ 300. Como referência um pouco mais conhecido, posso te dizer que fica há três horas de Barcelona.
Vamos lá! Pensando em lugares com neve e baratos para viajar, tem que sair dos destinos mais famosos como os Alpes Franceses ou a Suíça. Já citaram Andorra, mas vou te falar: a Bulgária é uma excelente opção, mais especificamente Borovets.
São muitos pontos positivos:
• É um resort menor, então não tem aquelas filas enormes.
• Comida excelente, com várias opções. Eu recomendo os restaurantes Mamacita’s, Papa Mia’s e Katinas.
• Neve garantida: fui no começo do ano e consegui esquiar quase todos os dias.
• Ambiente familiar e com ótimo custo para viagens em grupo.
• Os instrutores são super apaixonados pelo que fazem, e eu saí de lá já querendo voltar.
Na Espanha você consegue, sabia? No norte do país, região das Astúrias, já dá pra ver neve. Em Puerto de San Isidro tem a estação Fuentes de Inverno. Por lá tem pistas de todos os níveis, o que é ótimo.
Fui pra lá por indicação de um casal conhecido, na época já estava querendo ir pra Espanha, e foi muito bom. Antes de chegar lá eu já tinha conferido o site da estação, que tem mapas bem detalhados, tarifas e outras informações super legais. Recomendo que faça o mesmo, vai te ajudar a evitar surpresa.
As hospedagens em geral são mais simples. Com preços a partir de R$ 350 a diária, dá para achar algo bacana e confortável, mas aí vai do teu gosto. Hospedagem para mim não é a parte mais importante, prefiro investir mais na experiência em si.
Sarajevo, na Bósnia. É um destino um pouco fora dos tradicionais, mas além da neve também é cheio de história. Dá para aproveitar bem tanto as montanha qunato o centro histórico da cidade, que é algo incrível e forte em cultura.
Jahorina
Essa é a principal montanha de lá e foi usada nas Olímpiadas de 1984 e por si só já é um marco. É uma estação bem completa, se não me engano, são quase 50 km disponíveis para esquiar e de todos os níveis. A infraesrutura é boa com teleféricos e tem lugares para aprednizado. A temporada de neve vai de dezembro e abril.
Além do esqui, tem outros atividades por lá
- Esqui Cross-country
- Passeios de Snowmobile
- Trilhas na neve com vistas incríveis
- Restaurantes e bares com clima de apres-ski
Centro de Sarajevo
Vale bastante reservar um dia para o centro histórico, não é grande, então dá pra fazer a pé e rápido.
• Baščaršija, um bazar bem legal com cafés e lojinhas típicas.
• Ponte Latina – marco histórico ligado ao começo da 1ª guerra
• Museu de Sarajevo, pequeno mas interessante por conta da história local.
• Mesquita Gazi Husrev-beg, uma das mais antigas e espetaculares da região
Dica: prove o čevapi, que é tipo um churrasquinho tradicional de lá.
É bem no leste europeu, mas assim, Zakopane, na Polônia. Fica na fronteira com a Eslováquia e eu recomendo muito ir pra lá por conta das termas naturais. Além da neve, dá pra aproveitar águas aquecidas enquanto o entorno tá todo congelado. É uma experiência bem diferente, surreal.
- Esqui: Kasprowy Wierch
- Termas: Chochołowskie
No caso do esqui, esse é o ponto mais famoso de lá. O passe diário sai em média por R$ 250 a R$ 300, e o aluguel de equipamento completo fica em torno de R$ 120 por dia. Dá pra subir de teleférico mesmo sem esquiar. Nesse caso, o bilhete de ida e volta custa pouco mais de R$ 100 e vale muito a pena pela vista dos Montes Tatras, que é simplesmente absurda.
As Termas de Chochołowskie custam cerca de R$ 150 por pessoa (acesso de 3 horas) e o espaço é enorme, com piscinas quentes internas e externas, saunas e até bar dentro da água. O centrinho de Zakopane, na Rua Krupówki, é ótimo pra caminhar, comer bem e curtir uma pegada mais relaxante.