Quais os documentos necessários para tirar passaporte?

Oi, pessoal! Preciso tirar meu passaporte e gostaria de saber quais documentos são necessários. Alguém pode me ajudar?

6 curtidas

Os documentos necessários para tirar o passaporte brasileiro são:

• Documento de identificação original do titular, como RG, CNH, carteira de trabalho ou carteira funcional.
  • CPF.
  • Passaporte anterior, se houver e se ainda estiver válido.
  • Certidão de casamento, se o nome tiver sido alterado.
  • Comprovante de pagamento da taxa de emissão (GRU).
  • Autorização da FUNAI e representante da FUNAI, se o solicitante for indígena não integrado.

Para menores de 12 anos, a certidão de nascimento pode ser apresentada em substituição ao documento de identificação.

Não são mais necessários o título de eleitor, os comprovantes de votação ou o certificado de serviço militar obrigatório, mas é importante estar em dia com a justiça eleitoral e o serviço militar no momento da emissão do passaporte.

Não são aceitas cópias comuns ou autenticadas dos documentos.

passaporte

6 curtidas

A documentação necessária para tirar o passaporte inclui o documento de identificação original do titular. Para menores de 12 anos, a certidão de nascimento pode ser usada no lugar do documento de identificação, e o responsável legal deve apresentar o seu documento original. Outros documentos incluem o passaporte anterior ou comprovação de ocorrência, certidão de casamento (se o nome foi alterado) e, para crianças de 5 anos, uma foto 5x7. Embora não seja obrigatório apresentar o título de eleitor e o certificado de serviço militar, é recomendado estar em situação regular com ambos.

6 curtidas

@HelenaDias, quanto tempo demora para tirar o passaporte?

6 curtidas

O tempo médio para emitir o passaporte é de 6 a 10 dias úteis após o pagamento da taxa e a ida à Polícia Federal com os documentos, podendo variar conforme a região e a época do ano, especialmente em períodos de alta demanda. O processo inclui preencher o formulário no site da PF, pagar a taxa, aguardar a compensação do pagamento (24 a 72 horas úteis), agendar o atendimento e comparecer à unidade com os documentos. A retirada do passaporte é feita sem agendamento, por ordem de chegada. Em casos de urgência, é possível solicitar o passaporte emergencial em algumas unidades.

6 curtidas

Para tirar um passaporte no Brasil, você precisará dos seguintes documentos:

• documento de identificação (RG, CNH ou Carteira de Identidade),
  • CPF,
  • título de eleitor com quitação recente,
  • certidão de nascimento (para menores de 12 anos),
  • certidão de casamento (se o nome mudou), certidão de divórcio (se aplicável),
  • certificado de naturalização (para estrangeiros naturalizados),
  • certificado de reservista (para homens).
  • Todos os documentos devem ser originais.
5 curtidas

O meu ficou pronto em 7 dias, achei bem rápido! Tomara que o seu também saia nesse tempo, vou torcer para que tudo dê certo.

5 curtidas

Vou tirar meu passaporte esta semana e, se Deus quiser, vai dar tudo certo! Preciso dele para o início de 2025.Estou animada com essa nova etapa! Já tenho planos de viagem em mente e mal posso esperar para embarcar nessa aventura. Espero que o processo seja tranquilo e que eu consiga tudo a tempo!

5 curtidas