Vou para Salvador e quero aprender a fazer pratos típicos baianos. Onde posso encontrar esses cursos?
Se você quer aprender culinária baiana de verdade, eu recomendo procurar o pessoal do Centro Culinário Chef Nilvan. Fiz uma aula rápida lá e achei bem prática, com foco em pratos típicos e temperos regionais. Vale muito a pena pra quem está viajando e quer algo direto ao ponto.
Uma opção legal é o IGA Instituto Gastronômico das Américas. Eles têm cursos mais estruturados de gastronomia e às vezes rolam módulos ou workshops de cozinha regional. É mais profissional, mas dá pra aproveitar mesmo como turista interessado em culinária baiana.
Se quiser algo bem voltado para tradição local, dá uma olhada no restaurante-escola do Senac Pelourinho e também no Museu da Gastronomia Baiana ali perto. Além de comer bem, você aprende muito sobre história e ingredientes típicos da Bahia. Eu achei a experiência cultural incrível.
Eu fiz uma experiência com aula + passeio gastronômico pela cidade com o pessoal do Cook in Salvador - Food Tours. Foi ótimo porque além de cozinhar, você entende o contexto dos pratos, mercados locais e temperos. Pra turista é perfeito.
Se sua ideia for algo mais tradicional mesmo, tenta visitar lugares como o Dona Mariquita - Cozinha Patrimonial da Bahia. Não é exatamente curso sempre, mas eles trabalham com culinária ancestral e às vezes fazem eventos e experiências gastronômicas. Só de conversar com a equipe você já aprende muito.
Se a ideia é aprender culinária baiana de verdade pensando em preço, custo-benefício e conteúdo aprendido, eu escolheria o restaurante-escola do Restaurante Escola Senac Pelourinho.
A localização no Centro Histórico facilita muito para turistas, porque dá para combinar aula de culinária com passeio cultural pela região.
-
O grande diferencial é que o foco não fica só na receita: normalmente você aprende também técnicas culinárias, uso correto dos temperos e a história da cozinha baiana, o que enriquece muito a experiência.
-
Por funcionar como restaurante-escola, o valor costuma ser mais acessível do que experiências gastronômicas privadas, entregando bastante conteúdo pelo que se paga.
-
Outro ponto forte é a proximidade com o Museu da Gastronomia Baiana, que complementa o aprendizado mostrando a origem cultural de pratos como moqueca, vatapá e acarajé.
No geral, é a opção mais equilibrada para quem quer aprender de verdade, gastar com consciência e viver uma experiência cultural completa em Salvador.
Vi gente falando bem do Kosina Cursos. Parece ter aulas bem práticas e turmas pequenas, o que ajuda muito a aprender de verdade. Ainda não fiz, mas está na minha lista justamente por essa proposta mais intimista.
Um lugar que achei interessante foi a Agastro - Academia de Gastronomia. Eles têm várias oficinas diferentes, então dá pra escolher algo mais rápido ou mais aprofundado. Bom pra quem quer flexibilidade de horário e temas.
Nem todo mundo quer exatamente “curso”. Eu fui ao Dona Mariquita - Cozinha Patrimonial da Bahia e aprendi muito só conversando, vendo ingredientes e entendendo a história dos pratos. Pra quem curte cultura e tradição afro-baiana, essa vivência vale tanto quanto uma aula formal.