Quais cidades são tranquilas para passar o réveillon?

Não sou tão fã de muitos fogos no final do ano e, por isso, queria saber quais cidades são tranquilas para quem quer passar o réveillon.

10 curtidas

Se a sua questão é barulho de fogos, eu iria para uma capital que já tem regra mais rígida contra estampido e ficaria em bairros mais residenciais, em vez da área de show. Em Belo Horizonte, por exemplo, a virada costuma ser mais contida em restaurantes, rooftops e eventos fechados, e o clima fica bem mais civilizado do que em destinos clássicos de praia.

Já passei a virada no Night Market Rooftop em BH. Não é silêncio absoluto, porque a festa é empolgada, mas foi a primeira vez que passei o réveillon numa cidade grande sem aquela sensação de susto constante com fogos.

10 curtidas

Bom dia! Eu já passei réveillon em São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, e foi completamente diferente do padrão. Nada de contagem regressiva em multidão, nada de fogos estourando, a maioria das pessoas estava mais focada em jantar tranquilo, fogueira e descanso para acordar cedo e ir para as trilhas.

Se você busca silêncio real, o segredo é ficar um pouco fora do centrinho e escolher uma pousada mais integrada à natureza. Para mim, a melhor “celebração” foi dormir cedo e acordar com aquele céu absurdo da Chapada.

8 curtidas

Escolhi Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, para passar a virada e achei ideal para quem quer algo mais calmo. O clima é mais familiar, com eventos menores e foco em jantar e passeio, não em grandes shows ou fogos intensos.

Para deixar a experiência realmente tranquila, eu faria assim:

• Ficar em pousada fora do centro, mesmo que seja a poucos minutos de carro;

• Priorizar ceia em restaurante pequeno ou dentro da hospedagem;

• Brindar um pouco antes da meia-noite e evitar áreas de evento público;

• Levar tampão de ouvido como precaução, porque sempre pode surgir alguém animado demais.

A experiência foi muito boa mesmo. Penso em voltar no próximo ano para repetir a experiência.

7 curtidas

Passei o ano-novo em Ilhabela justamente porque não curto fogos barulhentos, e a experiência foi bem positiva. A cidade prioriza fogos sem estampido, então você ainda tem o visual bonito, mas sem aquele barulho que incomoda quem é mais sensível.

Dá uma olhadinha nesse vídeo aqui pra você entender como é a vibe da cidade no fim de ano:

6 curtidas

Eu adorei passar o réveillon em Tiradentes, Minas Gerais, porque a cidade tem uma vibe mais gastronômica e contemplativa. Em vez de festa, o foco foi jantar bem, caminhar pelas ruas iluminadas e descansar.

Fiquei em uma pousada pequena e praticamente não ouvi fogos. Cidades históricas costumam ser ótimas para quem quer fugir do barulho, já que não existe aquela tradição de grandes shows pirotécnicos como nas praias famosas.

5 curtidas

Depois de alguns anos testando destinos mais tranquilos, fiz um comparativo baseado na minha própria experiência, pensando principalmente em baixo barulho e menos agitação:

Cidade/Base Clima da virada Nível de barulho Ideal para quem…
Curitiba (PR) Jantares e eventos pontuais, fácil fugir para bairros calmos Baixo a médio quer estrutura urbana sem muvuca
Ilhabela (SP) Praia com programação, mas som controlado Baixo quer mar sem fogos estourando
Urubici (SC) Pousada, lareira e silêncio Muito baixo quer descanso total
São Jorge (GO) Natureza, céu estrelado e pouca festa Muito baixo quer desacelerar de verdade

Se tivesse que escolher um meio-termo entre conforto e sossego, eu ficaria com Curitiba. Para silêncio absoluto, Urubici ganha fácil.

4 curtidas

Se você não gosta de fogos, minha dica é simples: fuja de cidades que fazem propaganda pesada de réveillon. Eu aprendi isso da pior forma. Desde então, passei a escolher lugares como São Bento do Sapucaí, no interior de São Paulo.

Lá, a virada é praticamente um jantar tranquilo e cama cedo. O máximo de “barulho” foi alguém tocando violão em uma pousada vizinha. Para quem prefere começar o ano descansado e não em modo sobrevivência, é uma escolha excelente.

3 curtidas

Já passei por essa mesma dúvida, porque também não curto muito barulho de fogos na virada. Vou te contar, de forma bem sincera, como foram minhas experiências (ou de pessoas próximas) nessas cidades, porque elas realmente fogem daquele réveillon caótico.

São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres foi, sem exagero, um dos réveillons mais tranquilos que já vivi. A sensação é de estar em um refúgio, longe de qualquer agitação. A maioria das pessoas passa a virada em pousadas ou jantares pequenos, sem música alta e praticamente sem fogos.

Na meia-noite, o clima é mais de abraço, silêncio e mar ao fundo. Lembro de ficar sentada na praia, ouvindo só o som das ondas e algumas conversas baixas ao redor. Se a ideia for começar o ano com paz de verdade, esse lugar entrega exatamente isso.

Pipa

Pipa costuma assustar quem busca tranquilidade, mas a experiência depende muito de onde você fica. Já passei um réveillon lá longe do centrinho e foi bem mais sossegado do que eu esperava. Teve movimento, claro, mas nada exagerado.

Os fogos são bem pontuais e não duram muito. Muita gente prefere ficar na praia conversando ou em restaurantes pequenos. Se você escolher uma pousada mais afastada, dá pra ter um réveillon leve, com clima jovem, mas sem aquele caos sonoro típico de festas grandes.

Monte Verde

Monte Verde é perfeita para quem quer um réveillon quase silencioso. A cidade tem um clima mais introspectivo, e isso se reflete totalmente na virada do ano. Passei o réveillon em um chalé com lareira, e foi uma das viradas mais aconchegantes que já tive.

Não lembro de fogos altos ou constantes. O que vi foram alguns poucos, bem discretos, e logo acabou. O mais comum é as pessoas comemorarem dentro das pousadas, com vinho, fondue e conversa tranquila. Dá até pra dormir logo depois da meia-noite sem susto.

Petrópolis

Petrópolis também me surpreendeu positivamente. A cidade tem uma energia calma, principalmente à noite, e no réveillon isso fica ainda mais evidente. Não é um destino de grandes festas nem de fogos intensos espalhados pela cidade.

A maioria das comemorações acontece em restaurantes, hotéis ou reuniões familiares. À meia-noite, ouvi poucos fogos e bem distantes. Se você gosta de um réveillon mais clássico, com clima de serra e silêncio, Petrópolis é uma escolha bem acertada.

2 curtidas