Estou interessada em explorar a África. Quanto custa, em média, uma viagem para esse continente, considerando diferentes países?
Oi, Petrila! Também já tive interessante em viajar para a África. O continente é enorme é enorme, então o valor varia muito. Uma viagem básica pode sair entre R$8 mil e R$15 mil por pessoa. Já países como Marrocos e África do Sul são mais acessíveis. A questão do safári encarece bastante o orçamento.
Eu sempre recomendo definir primeiro o roteiro. África não é um destino só. Cada país tem um custo. Passagem + seguro + passeios já formam a maior parte do orçamento. Ter um bom planejamento faz muita diferença.
Olha, eu vejo muita gente indo para Egito com orçamento mais controlado. Dá pra gastar uns R$7 mil a R$12 mil dependendo do estilo. Já destinos como Quênia e Tanzânia são mais caros.
Petrila, pelo que pesquisei, dá pra economizar escolhendo bem o país. África do Sul, Marrocos e Egito são mais “baratos”. Safáris e parques naturais são o que mais pesam no bolso.
Eu quase fui para a África do Sul. Fiz as contas e daria uns R$10 mil para 10 dias, com passeios simples. Agora, se incluir safári, pode subir para R$20 mil ou mais. Depende muito do estilo de viagem que você quer seguir.
Eu já pesquisei bastante sobre isso porque também tinha vontade de conhecer a África. A primeira coisa que entendi é que não existe um valor único. O continente é enorme e cada país tem um custo muito diferente. Ainda assim, dá pra ter uma boa noção de média dependendo do estilo de viagem e do destino escolhido.
Quanto custa em média uma viagem para a África (visão geral)
Pelo que levantei, uma viagem mais econômica pode ficar entre R$8 mil e R$12 mil por pessoa, considerando uns 7 a 10 dias. Isso inclui passagem, hospedagem simples e alimentação. Já um padrão intermediário costuma ir para R$12 mil a R$20 mil. Se for uma viagem mais completa, com experiências específicas, pode passar fácil de R$25 mil.
Diferença de custo entre países africanos
Eu percebi que o país muda tudo. Marrocos, Egito e África do Sul são os mais acessíveis para brasileiros. Agora, lugares como Quênia, Tanzânia e Botsuana são bem mais caros, principalmente por causa dos safáris. África do Sul, por exemplo, dá pra fazer com bom custo-benefício. Já um safári na Tanzânia pode dobrar o orçamento.
O que mais pesa no orçamento
Na prática, os maiores custos são a passagem aérea e os passeios. Só o voo já pode custar entre R$4 mil e R$7 mil. Safáris, guias e entradas em parques são caros. Hospedagem e comida, em muitos lugares, são até mais baratas do que na Europa. Seguro viagem e vacinas também entram na conta.
Eu diria que tudo depende do tipo de experiência que você quer ter. Dá pra fazer uma viagem mais econômica escolhendo bem o destino, ou algo mais caro focado em natureza e safári. Planejar com antecedência e definir prioridades faz toda a diferença no valor final.
Na minha experiência planejando viagem, o maior custo é o voo. Só a passagem pode passar de R$4 mil fácil. Hospedagem e comida em alguns países são baratos. O destino escolhido muda tudo.