Planejo uma viagem para Visconde de Mauá. Onde estão os pedágios que vou encontrar no caminho?
Olha, eu já fiz esse trajeto algumas vezes e posso te ajudar! Se você sair do Rio de Janeiro, vai encontrar pedágio logo na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), tanto na ida quanto na volta.
Esse pedágio fica na altura de Itatiaia, que é o caminho para chegar até Visconde de Mauá.
Depois disso, ao pegar a RJ-163 para subir a serra, não tem mais pedágios, mas a estrada é cheia de curvas e bem estreita em alguns trechos, então é bom ir com calma. No total, são dois pedágios que você vai encontrar na ida e outros dois na volta.
Olha, se você sair do Rio de Janeiro, tem um pedágio só na Rodovia Presidente Dutra, na altura de Itatiaia. Depois que pegar a estrada para subir a serra, não tem mais pedágio.
Então, saindo de São Paulo, você vai encontrar alguns pedágios. Tem um na Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-070) e mais dois na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), antes de pegar a estrada para Visconde de Mauá. No total, são três na ida e três na volta.
Quando fui para Visconde de Mauá, saindo de São Paulo, precisei passar por alguns pedágios. O primeiro fica na Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-070), depois tem mais um na Rodovia Presidente Dutra (BR-116).
Esses são os principais pedágios até chegar na divisa com o Rio de Janeiro. Depois que você pegar a RJ-163 em direção à serra, não tem mais pedágios, mas a estrada é um pouco sinuosa, especialmente quando você começa a subir. Então, na ida, são três pedágios, e na volta, mais três.
Se sair do Rio, só vai pegar um pedágio na Dutra, lá em Itatiaia. Depois disso, é estrada livre.
Se você quer saber sobre outros pedágios, acredito que esses tópicos aqui podem ser de seu interesse:
Fui pra lá no mês passado! Peguei a Dutra saindo do Rio e só passei por um pedágio, que fica em Itatiaia.
Depois, na RJ-163, que é a estrada que sobe a serra, não tem mais pedágios, mas as curvas são bem fechadas, então é bom ir devagar.