Estou planejando uma viagem de carro para Ouro Preto. Onde posso esperar encontrar pedágios na rota?
Eu fui recentemente e posso te dizer: tem pedágio sim. Saindo de BH, você pega a BR-040 e depois entra na BR-356. Na BR-356 tem dois pedágios, somando uns R$ 11,16 pra carro. Além disso, na BR-040 também tem um, no valor de R$ 13,60. Vale já sair preparado.
Já fiz esse trajeto várias vezes. O caminho é BR-040 até o trevo de Alphaville e depois BR-356. Na 356 você passa por dois pedágios (Itabirito e perto de Ouro Preto). Não é caro, mas tem que considerar no custo da viagem.
Oi, Gustavo! Indo de BH você vai pegar a BR-040 primeiro e depois a BR-356. Na 040 tem pedágio de R$ 13,60. Depois, na 356, mais dois pedágios que dão uns R$ 11 no total. É rápido o trajeto, mas tem esses custos.
Fui pra Ouro Preto mês passado. Tem pedágio sim, principalmente na BR-356. São dois pontos e agora alguns trechos estão com sistema free flow, então nem sempre tem cabine. Fica ligado pra não passar direto sem pagar depois.
Olha, fui de carro e achei bem de boa. O único ponto é ficar atento aos pedágios. Na BR-356 tem dois e agora alguns são automáticos, sem cancela. Se não tiver tag, precisa pagar depois. No total não pesa tanto, mas é bom saber antes de ir.
Já aviso pra não ser pego de surpresa: tem pedágio sim. Principalmente na BR-356, que é a estrada que leva direto pra Ouro Preto. São dois pontos lá. E ainda tem o da BR-040 antes de entrar nela.
Eu já fiz esse trajeto algumas vezes saindo de Belo Horizonte e, no geral, é uma viagem tranquila e bem sinalizada. O caminho mais comum é pegar a BR-040 sentido Rio de Janeiro e depois entrar na BR-356 (Rodovia dos Inconfidentes), que leva direto pra Ouro Preto. A estrada é boa, mas é importante já ir sabendo dos pedágios pra não ter surpresa no meio do caminho.
Pedágios na estrada para Ouro Preto
Nesse trajeto, existem alguns pontos de cobrança que você vai encontrar, principalmente depois que entra na BR-356. Além disso, houve mudanças recentes com a implementação de pedágio automático (free flow), então vale ficar atento.
- BR-040 (entre BH e acesso à BR-356):
- 1 pedágio
- Valor: cerca de R$ 13,60 (carro de passeio, reajuste de 2026)
- BR-356 (sentido Ouro Preto/Mariana):
- 2 pontos de pedágio (região de Itabirito e próximo a Ouro Preto)
- Valor total: aproximadamente R$ 11,16
- Modelo free flow em alguns trechos (sem cabine, cobrança automática)
No geral, não é uma viagem cara em termos de pedágio, mas é essencial ficar ligado principalmente ao sistema free flow. Se você não tiver tag no carro, precisa pagar depois dentro do prazo pra evitar multa. Indo preparado, o trajeto fica bem mais tranquilo e você só se preocupa em curtir a viagem e a paisagem, que vale muito a pena.
Eu sempre faço esse caminho e é tranquilo. Só atenção com os pedágios: dois na BR-356 e um na BR-040. E agora tem esse esquema de cobrança automática (free flow), então se não tiver tag, tem que pagar depois pela internet.