Estou interessada em melhorar minhas habilidades de fotografia de natureza. Onde posso fazer cursos no Brasil?
Em São Paulo, se tiver a oportunidade, em Monte Alegre do Sul há o EcoFoto. É bem conhecido no meio da fotografia de natureza. São 3 dias e 2 noites. É bem completo o curso e funciona por turmas. O curso é na Pousada da Fazenda, ZAGA, como eles chamam,
Sobre as fotos:
-
Vida selvagem
-
Fauna e flora local
-
Paisagens, inclusive noturnas.
-
Cachoeiras e similares
Aí está incluso
-
Hospedagem em chalé com café da manhã na Pousada
-
Workshop prático de fotografia de natureza
-
Certificado
-
Guia local especializado
Você consegue tirar foto de um tudo e depois ensinam a tratar as imagens, fechando todas as etapas, sabe? Se aprende com prática guiada é a escolha ideal. Parece óbvio, mas aí vale se planejar para ir até lá ver direitinho as datas.
![]()
![]()
Olá, já me recomendaram uma vez o Câmera Criativa com o Daniel De Granville, em Florianópolis. Ele é biólogo, jornalista, até já ganhou prêmio de fotografia voltada à natureza. A escola é estruturada, mas já faço uma ressalva que o investimento vai ser bem grande.
Para mim, um dos grandes diferenciais dele são as Expedições Fotográficas. Eu acompanho bastante o trabalho dele, por mais que ainda não tenha tido a oportunidade de fazer, e vi que em 2026 agora vai ter ida para a Chapada dos Veadeiros.
É um roteiro de sete dias, bem interessante. Se tu quer uma experiência com quem é referência, eu diria que é o ideal. Além disso, ele tem vários cursos mais básicos que podem complementar essa tua vontade.
Recomendo passar no site dele. Além disso tu vai ver fotos incríveis!
Boa noite, eu gostei muito do Curso de Fotografia de Viagem e Natureza da Techimage. É de São Paulo. De modo geral, tenho uma visão bem direta: o curso tem bastante prática e não fica só na teoria ou dentro da sala.
Nossa rotina teve saídas ao ar livre (como trilhas em mata atlântica), módulos que cobrem paisagens, macrofotografia, aves e até técnicas de movimento. Para mim, isso fez aprender durante o processo de fazer as fotos em situações naturais.
Do lado bom, para quem curte natureza e quer evoluir de verdade, como foi o que tu perguntou, é um curso que te puxa para fora do básico e ainda oferece empréstimo de equipamento. É extremamente útil se você ainda não tem tudo que precisa.
O ponto de atenção é que ele começa com módulos bem básicos (tipo câmera e composição), porque a turma costuma misturar iniciantes e mais experientes. No seu caso, de novo, esse pode ser um ótimo curso presencial com bastante prática. Vale a pena!!!
Galera, queria deixar aqui minha contribuição falando do Anselmo Hoffmann, não sei se já ouviram falar. O curso dele de natureza é bem detalhado. Vai desde câmera e lentes até conceitos, design e criação de imagem.
Ah, tudo voltado para a foto de cenário natural e viagem.
Pelo conteúdo e pelo estilo de ensino, eu diria que é uma ótima opção para pegar uma base séria antes de ir para o campo. Vi o comentário do pessoal e ele também faz expedições. Como tu já tens conhecimento, às vezes, pode valer mais a pena olhar e ver o que mais se encaixa.
Para quem já tem noção básica de câmera, pode ajudar bastante a organizar o olhar. Não substitui a experiência prática, acredito que absolutamente nada supera fazer, mas vale ainda assim dar uma olhada no conteúdo programático e comparar.
Verdade!!! O EcoFoto é realmente a referência quando o assunto é imersão em fotografia de natureza. A rotina bem estruturada faz TOTAL diferença no aprendizado e é muito gostoso viver a fotografia.
Você chega lá e basicamente só precisa se concentrar em fotografar e aprender.
E como tu comentou, o ideal é mesmo se organizar com antecedência para garantir vaga e escolher uma data que dê aproveitar tudo com calma.