Onde posso fazer cursos de fotografia de natureza no Brasil?

Estou interessada em melhorar minhas habilidades de fotografia de natureza. Onde posso fazer cursos no Brasil?

1 curtida

Em São Paulo, se tiver a oportunidade, em Monte Alegre do Sul há o EcoFoto. É bem conhecido no meio da fotografia de natureza. São 3 dias e 2 noites. É bem completo o curso e funciona por turmas. O curso é na Pousada da Fazenda, ZAGA, como eles chamam,

Sobre as fotos:

• Vida selvagem

• Fauna e flora local

• Paisagens, inclusive noturnas.

• Cachoeiras e similares

Aí está incluso

• Hospedagem em chalé com café da manhã na Pousada

• Workshop prático de fotografia de natureza

• Certificado

• Guia local especializado

Você consegue tirar foto de um tudo e depois ensinam a tratar as imagens, fechando todas as etapas, sabe? Se aprende com prática guiada é a escolha ideal. Parece óbvio, mas aí vale se planejar para ir até lá ver direitinho as datas.

:camera::parrot:

1 curtida

Olá, já me recomendaram uma vez o Câmera Criativa com o Daniel De Granville, em Florianópolis. Ele é biólogo, jornalista, até já ganhou prêmio de fotografia voltada à natureza. A escola é estruturada, mas já faço uma ressalva que o investimento vai ser bem grande.

Para mim, um dos grandes diferenciais dele são as Expedições Fotográficas. Eu acompanho bastante o trabalho dele, por mais que ainda não tenha tido a oportunidade de fazer, e vi que em 2026 agora vai ter ida para a Chapada dos Veadeiros.

É um roteiro de sete dias, bem interessante. Se tu quer uma experiência com quem é referência, eu diria que é o ideal. Além disso, ele tem vários cursos mais básicos que podem complementar essa tua vontade.

Recomendo passar no site dele. Além disso tu vai ver fotos incríveis!

1 curtida

Boa noite, eu gostei muito do Curso de Fotografia de Viagem e Natureza da Techimage. É de São Paulo. De modo geral, tenho uma visão bem direta: o curso tem bastante prática e não fica só na teoria ou dentro da sala.

Nossa rotina teve saídas ao ar livre (como trilhas em mata atlântica), módulos que cobrem paisagens, macrofotografia, aves e até técnicas de movimento. Para mim, isso fez aprender durante o processo de fazer as fotos em situações naturais.

Do lado bom, para quem curte natureza e quer evoluir de verdade, como foi o que tu perguntou, é um curso que te puxa para fora do básico e ainda oferece empréstimo de equipamento. É extremamente útil se você ainda não tem tudo que precisa.

O ponto de atenção é que ele começa com módulos bem básicos (tipo câmera e composição), porque a turma costuma misturar iniciantes e mais experientes. No seu caso, de novo, esse pode ser um ótimo curso presencial com bastante prática. Vale a pena!!!

1 curtida

Galera, queria deixar aqui minha contribuição falando do Anselmo Hoffmann, não sei se já ouviram falar. O curso dele de natureza é bem detalhado. Vai desde câmera e lentes até conceitos, design e criação de imagem.

Ah, tudo voltado para a foto de cenário natural e viagem.

Pelo conteúdo e pelo estilo de ensino, eu diria que é uma ótima opção para pegar uma base séria antes de ir para o campo. Vi o comentário do pessoal e ele também faz expedições. Como tu já tens conhecimento, às vezes, pode valer mais a pena olhar e ver o que mais se encaixa.

Para quem já tem noção básica de câmera, pode ajudar bastante a organizar o olhar. Não substitui a experiência prática, acredito que absolutamente nada supera fazer, mas vale ainda assim dar uma olhada no conteúdo programático e comparar.

1 curtida

Verdade!!! O EcoFoto é realmente a referência quando o assunto é imersão em fotografia de natureza. A rotina bem estruturada faz TOTAL diferença no aprendizado e é muito gostoso viver a fotografia.

Você chega lá e basicamente só precisa se concentrar em fotografar e aprender.

E como tu comentou, o ideal é mesmo se organizar com antecedência para garantir vaga e escolher uma data que dê aproveitar tudo com calma.

1 curtida