Estou curioso sobre a história do café no Paraná. Onde posso aprender mais sobre isso?
Cara, não tem coisa melhor do que visitar o Museu do Café, no Sesc de Londrina. Se você puder e curtir, faça uma visita. Lá tem fotos antigas, vídeos com depoimentos de gente que viveu o auge do café no Norte do Paraná e vários artefatos que contam como era a vida ligada ao café na região. Dá pra ver utensílios que eles utilizavam no trabalho e também ouvir histórias dos moradores.
Quando eu fui, fiquei quase 1h só andando pelas salas, conversando com o pessoal e imaginando como era o corre do dia a dia na fazenda de café ali. Recomendo muito!
Acho que você pode gostar da Rota do Café. É um roteiro turístico que mapeia cidades, fazendas, museus e pontos históricos ligados ao café no Norte do Paraná. Eu fui uma vez e é muito legal. Você pode até chamar um guia, mas a rota é simples e te leva a vários pontos turísticos, cafeterias e restaurantes tradicionais, hospedagem… super completo!
Em uma das paradas visitei a Fazenda Monte Bello. Lá compartilham as histórias da família, fazemos um passeio pela antiga estrutura de café e caminhadas por trilhas ecológicas. Foi uma experiência muito diferente, mas incrível. Tudo muito lindo!
Londrina também faz vários eventos voltados a cafeicultura. Temos a Londrina Coffee Week, Brasil Coffee Week, Semana do Café. É perfeito pra conhecer pequenos produtos, cafeterias, gastronomia local e, claro, a história do café. ![]()
Se você ainda não teve a oportunidade de visitar Londrina, tem um ótimo texto no Paraná Histórica sobre o ciclo do café na cidade, que virou a famosa “terra do ouro verde”.
Ele conta desde os primeiros cafezais implantados pelos pioneiros no início do século XX até a fase de expansão entre 1946 e 1974, ou seja, as raízes da cultura cafeeira e como ela moldou a identidade da região.
Isso ajuda demais se você quer entender o porquê de cidades como Londrina, Jacarezinho e Apucarana terem crescido tanto por causa do café. Tive a oportunidade de visitar essas cidades e ver como a cafeicultura ainda é bem forte. Recomendo demais a visita.
No Museu Histórico de Londrina dá pra conhecer um pouco dessa cultura também, além da história da cidade em geral.
Cara, tem alguns sites e revistas que falam sobre isso. Revista Cafeicultura, SciELO, site do Conselho Nacional do Café, Gazeta do Povo… Tem um vídeo bem legal do Sebrae PR que fala um pouco sobre a cafeicultura no Paraná.
Se quiser um contato maior, não tem nada melhor que visitar a cidade e seguir um roteiro completo como a Rota do Café. Depois você pode até combinar com outros destinos. Fora do Paraná, há circuitos de turismo cafeeiro por outras regiões do Brasil que te ajudam a comparar e entender diferenças de climas, técnicas e tradições.