Estou interessada em aprender mais sobre o candomblé na Bahia. Onde posso fazer isso?
Casa de Oxumarê, em Salvador. É a minha recomendação imediata quando o assunto é candomblé na Bahia. Estive fazendo um roteiro para ir à Bahia há algum tempo e encontrei esse local, um dos mais antigos e tradicionais terreiros da Bahia. É tombado pelo Patrimônio Histórico, simplesmente incrível!
- Oxumarê é o orixá do movimento e dos ciclos vitais que geram as transformações
A história da Casa de Òsùmàrè remete à época da formação do candomblé no Brasil, então é um ótimo atrativo para entender mais sobre essa cultura. Sob a gestão de Bàbá Pecê, a Casa foi reconhecida como território cultural afro-brasileiro. O site deles é ótimo, recomendo dar uma olhada para ter ainda mais certeza da sua visita.
Candomblé, espaço de fé e resistência!
- Casa de Òsùmàrè — Av. Vasco da Gama, 343
Sem dúvidas, o Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho. Com mais de 200 anos de história, é o terreiro mais antigo do Brasil. O local também é tombado pelo Patrimônio Histórico.
Como você realmente busca aprendizado, vale ficar atento às programações, em especial aquelas abertas à comunidade. Nas redes sociais, são frequentemente compartilhadas atividades e até algumas visitas de pessoas e grupos.
Querida, acredito que para ver uma manifestação em sua forma mais poderosa e aprender observando o culto, a Festa da Iemanjá, com toda certeza, irá te emocionar. É extremamente tradicional e requer um pouco mais de planejamento já que só acontece uma vez por ano.
Anualmente em 2 de fevereiro, especialmente no Bairro do Rio Vermelho, Salvador amanhece voltando-se à Iemanjá. Rainha das Águas e dos Mares é muito cultuada e respeitada.
É uma celebração que começa ainda nas primeiras horas do dia e acontece durante o todo dia. O bairro fica fechado por conta das pessoas, então já considera isso também na hora de se locomover. Se puder deixar algumas dicas, se protege do sol e escolhe um calçado confortável. A roupa também é importante, além do calor, tem também o respeito.
- Roupa branca ou azul
- Protetor solar e chapéu
- Atenção aos pertences
Parece ser realmente um ótimo lugar. Vi por alto e não parece ser muito distante do centro. Vou ter que incluir no roteiro, também estava procurando aprender um pouco mais sobre candomblé na Bahia. Obrigada!
É uma festa realmente emocionante, nunca me esqueço da minha experiência. Algo bem transformador. O respeito pela Rainha é algo admirável.
Fui há alguns anos e fiquei extremamente encantada. Vale muito a pena se programar! Além disso, no candomblé, observar, entender e respeitar já é um ótimo caminho para o aprendizado.
Sobre a festa, em Rio Vermelho é a maior, mas na capital também acontece em outras regiões!