Oi, quais lugares do Rio de Janeiro posso visitar sem dinheiro?
O Rio de Janeiro oferece diversas atrações gratuitas, como parques ecológicos, praias tranquilas, pontos históricos e galerias de arte.
Oi, tudo bem? Para quem gosta de cachoeiras, o Horto é um verdadeiro paraíso escondido no Rio. Fiz a trilha para as cachoeiras dos Primatas e do Chuveiro e fiquei impressionada com a tranquilidade e a energia do lugar. É incrível como você pode estar no meio da natureza tão perto da cidade.
Recomendo ir de manhã cedo para evitar o calor e aproveitar ainda mais o passeio.
Para um programa bem carioca, recomendo um fim de tarde na Mureta da Urca. Já passei algumas horas ali com amigos, aproveitando os petiscos do Bar Urca e admirando a vista da Baía de Guanabara.
É o tipo de lugar que faz você entender o que é o estilo de vida carioca: simples, mas cheio de beleza. O pôr do sol visto dali é inesquecível!
Se você estiver em Santa Teresa, não deixe de conhecer o Parque das Ruínas. O mirante de lá tem uma das vistas mais bonitas do Rio, e o próprio parque tem uma história super interessante, já que era a casa de Laurinda Santos Lobo, uma mecenas das artes.
Eu adorei caminhar por lá, explorar o espaço e tomar um café enquanto admirava a Baía de Guanabara. É um refúgio artístico no meio da cidade!
Um dos lugares que mais me surpreendeu foi a Biblioteca Nacional. Além de ser lindíssima, com uma arquitetura que mistura art nouveau e neoclássico, ela tem um acervo impressionante.
ocê já pensou em visitar o Museu Nacional de Belas Artes? Eu fui em um domingo, quando a entrada é gratuita, e fiquei encantada com o acervo. São mais de 70 mil peças, e as pinturas e esculturas te transportam para outras épocas.
Para quem ama música, o Samba do Ouvidor é imperdível. Estive lá uma vez em um fim de tarde, e foi maravilhoso.
A vibe é contagiante, com o som do samba preenchendo a rua e as pessoas dançando ao ar livre. Além da música, você pode aproveitar para provar petiscos incríveis nos bares da região. É uma experiência autêntica que te conecta à essência carioca.
Eu amo feiras de rua, e essa tem um charme especial. Já comprei algumas relíquias por lá, e sempre fico encantada com os artesanatos e antiguidades.
Conhecer a Cidade Maravilhosa fica ainda mais especial quando você descobre que pode explorar diversos pontos turísticos incríveis sem gastar nada.
Veja aqui sugestões de passeios gratuitos no Rio de Janeiro que vão enriquecer sua visita à cidade:
Trilha da Pedra Bonita
Situada na Floresta da Tijuca, essa trilha oferece vistas panorâmicas espetaculares da Zona Oeste, Zona Sul, Pedra da Gávea e Floresta da Tijuca.
A caminhada dura cerca de 30 minutos e começa na Estrada das Canoas, em São Conrado.
Pista Cláudio Coutinho
Localizada na Urca, ao lado da Praia Vermelha, essa trilha plana é perfeita para caminhadas tranquilas, com paisagens deslumbrantes do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor.
Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro
Com arquitetura em formato cônico e vitrais impressionantes, a Catedral Metropolitana é um marco no centro da cidade, próximo aos Arcos da Lapa.
Feira do Rio Antigo
Acontece no primeiro sábado de cada mês na Rua do Lavradio, com relíquias, artesanato e música ao vivo. Um passeio cheio de cultura e charme.
Samba do Ouvidor
Dois sábados por mês, a Rua do Ouvidor, no Centro, é palco de um animado samba ao ar livre, perfeito para quem quer mergulhar na cultura carioca.
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Localizado no Centro, o CCBB oferece exposições, teatros e salas de cinema em um ambiente histórico e culturalmente rico.
Museu Nacional de Belas Artes
Visite gratuitamente aos domingos e explore um acervo com mais de 70 mil peças, incluindo pinturas, esculturas e gravuras de artistas renomados.
Paço Imperial
Construção histórica do século 18, hoje transformada em um centro cultural com exposições, biblioteca e espaços interativos.
Biblioteca Nacional
Essa joia arquitetônica mistura estilos art nouveau e neoclássico. Localizada no Centro, é uma das bibliotecas mais bonitas do mundo.
Parque das Ruínas
No bairro de Santa Teresa, oferece vistas deslumbrantes do Centro e da Baía de Guanabara, além de abrigar eventos culturais.
Cachoeiras do Horto
Na Zona Sul, as trilhas do Horto, no Parque Nacional da Tijuca, levam a cachoeiras refrescantes, como as dos Macacos e dos Primatas.
Caso tenha interesse, confira aqui esses tópicos abaixo:
https://viajantes.net/t/quais-os-melhores-pontos-turisticos-do-rio-de-janeiro/1959
https://viajantes.net/t/qual-o-nome-do-melhor-restaurante-do-rio-de-janeiro/3493
https://viajantes.net/t/quais-sao-os-melhores-restaurantes-baratos-no-centro-do-rio-de-janeiro/3496
https://viajantes.net/t/quais-sao-os-lugares-mais-bonitos-para-almocar-no-rio-de-janeiro/3495
Além disso, depois de um dia de trilha e imersão na natureza, você pode procurar por restaurantes baratos Rio de Janeiro, que oferecem refeições deliciosas e com aquele clima acolhedor, para descansar e reabastecer as energias.
O Rio tem várias opções de restaurantes com boa comida e preços acessíveis, especialmente nas áreas mais afastadas do Centro, como na Zona Norte e em alguns bairros da Zona Oeste, que são ótimos para quem quer curtir a cidade sem gastar muito.