Interessado em cultura folclórica, quero assistir ao festival de Parintins. Como faço para ir?
O Festival Folclórico de Parintins acontece todo ano no fim de junho, geralmente no último final de semana do mês, no Bumbódromo, que é a arena oficial do evento.
O local fica na própria cidade de Parintins, no Amazonas, e só lá você consegue assistir às apresentações oficiais do Boi Garantido e Boi Caprichoso.
Para chegar até lá, o jeito mais comum é ir de avião até Manaus e depois pegar um voo regional, ou então ir de barco pelo rio Amazonas, o que também é uma experiência cultural incrível.
Eu já tive a oportunidade de ir e posso dizer que é uma experiência única. Comprei ingresso diretamente no site oficial do festival e reservei hospedagem em Parintins com bastante antecedência (porque a cidade lota).
Fui de avião até Manaus e depois peguei um barco, que levou cerca de 12 horas — cansativo, mas valeu muito pela vista do rio. Recomendo se organizar com antecedência, porque os ingressos esgotam rápido.
Se você não tiver como ir até Parintins, dá pra acompanhar o festival pela TV e também em transmissões online. Canais como a TV A Crítica e a Globo costumam transmitir, além de haver lives no YouTube.
Claro que não é a mesma coisa que estar lá, mas já dá pra sentir um pouco da energia e da rivalidade entre Garantido e Caprichoso.
Os ingressos para o Bumbódromo geralmente começam a ser vendidos alguns meses antes do festival. Existem setores diferentes, desde arquibancada até camarotes mais caros.
Minha dica é: se puder, compre logo no lançamento, porque os ingressos mais acessíveis esgotam rápido.
E lembre-se que o festival dura três noites seguidas, cada dia com uma parte do espetáculo.
Assistir ao Festival de Parintins é muito mais do que ver um show: é mergulhar na cultura amazônica. As apresentações dos bois misturam dança, música, teatro e lendas regionais.
Cada item do espetáculo tem um significado — da figura do pajé ao levantador de toadas.
Se você tem interesse real em cultura folclórica, recomendo também explorar Parintins fora do Bumbódromo, conhecer o artesanato local e conversar com os moradores.
Para quem vai pela primeira vez, vale saber: Parintins não tem tantas opções de hotel, por isso muita gente aluga quartos em casas de moradores durante o festival. É comum também pacotes turísticos que já incluem transporte de Manaus, hospedagem e ingressos. Se você não quiser se preocupar com a logística, pode ser uma boa opção contratar esses pacotes.
Fui e não me arrependo, mas claro que pra isso tem que ter um planejamento prévio, não é que nem ir na festa da sua cidade, minha sugestão é:
- Planejamento: organize sua viagem com pelo menos 6 meses de antecedência.
- Ingressos: compre assim que começarem as vendas, porque esgotam rápido (o festival dura 3 noites).
- Hospedagem: reserve hotel ou casa de moradores em Parintins (a cidade tem poucas opções e lota rápido).
- Transporte: decida se vai de avião regional (mais rápido) ou de barco pelo rio Amazonas (experiência cultural única, mas demorada).
- Experiência: além do Bumbódromo, aproveite para viver a cidade, festas, ensaios e artesanato local fazem parte da imersão cultural.