Interessado em dança folclórica, gostaria de assistir a festivais no Sul. Onde posso fazer isso?
Olha, eu assisti a apresentações lindas de danças folclóricas na Oktoberfest de Blumenau (SC). Não é só cerveja, os desfiles têm grupos dançando com trajes típicos. Achei bem divertido e acessível!
Se você está realmente interessado em mergulhar no folclore do Sul, recomendo três lugares que conheço bem:
-
Nova Petrópolis (RS): o Festival Internacional de Folclore é o mais famoso, traz grupos do mundo inteiro e valoriza muito as tradições germânicas.
-
Santo Ângelo (RS): o Fenamilho mistura agricultura e cultura, e sempre tem apresentações folclóricas ligadas à herança missioneira.
-
Joinville (SC): mesmo sendo mais voltado a estilos contemporâneos, o Festival de Dança abre espaço para a diversidade, e sempre tem grupos folclóricos.
O bom é que a maioria desses eventos acontece no inverno, quando o Sul está ainda mais charmoso.
Ano retrasado estive no Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis e foi incrível. Além das danças, me surpreendi com a troca cultural: comprei artesanato feito por grupos estrangeiros e experimentei comidas típicas de outros países. É mais do que dança, é uma experiência completa. Dá só uma olhada nesse vídeo:
Eu particularmente adoro essa cultura, e acho que vale muito a pena ir para conhecer e ter essa experiência.
Fui ao festival em Passo Fundo e recomendo muito! A cidade é bem organizada para receber turistas. Fiquei no Prix Hotel, que é confortável e perto dos principais pontos. Aproveitei também para conhecer restaurantes típicos e minha dica é: não deixe de provar o churrasco gaúcho no Churrascaria Costelão. Além das apresentações de dança, a cidade respira cultura durante o festival, com oficinas, palestras e feirinhas.
Aqui em Curitiba tem o Festival de Etnias, que reúne grupos folclóricos de várias comunidades da cidade. É uma ótima chance de ver danças ucranianas, polonesas, italianas e até árabes, tudo no mesmo palco.