O que tem no centro histórico de Florianópolis?
O centro histórico de Florianópolis, conhecido como “Centro” ou “Centro da Cidade”, é uma área rica em história, arquitetura e cultura. Aqui estão algumas atrações e pontos de interesse que você encontrará no centro histórico de Florianópolis:
Catedral Metropolitana de Florianópolis: Localizada na Praça XV de Novembro, a Catedral Metropolitana é um marco religioso da cidade. A igreja possui uma arquitetura neogótica impressionante e abriga belos vitrais.
Mercado Público: O Mercado Público é um local animado e tradicional, onde você encontrará uma variedade de bancas e lojas que vendem produtos locais, como frutas, legumes, peixes frescos, queijos, artesanato e lembranças.
Palácio Cruz e Sousa: O Palácio Cruz e Sousa, localizado na Praça XV de Novembro, é um edifício histórico que abriga o Museu Histórico de Santa Catarina. O museu oferece exposições que retratam a história e a cultura da região.
Praça XV de Novembro: A Praça XV de Novembro é o coração do centro histórico de Florianópolis. É um local de encontro popular para moradores e visitantes, com bancos para descansar, árvores frondosas e a tradicional figueira, conhecida como “figueira centenária”.
Rua Felipe Schmidt: A Rua Felipe Schmidt é uma das principais ruas do centro, onde você encontrará uma variedade de lojas, restaurantes, cafés e galerias de arte. É um local ideal para fazer compras, desfrutar de uma refeição ou explorar a cena cultural.
Praça da Alfândega: A Praça da Alfândega é um espaço público arborizado que abriga eventos culturais, como feiras de artesanato, apresentações musicais e exposições. É um local agradável para relaxar e apreciar a atmosfera da cidade.
Além dessas atrações, o centro histórico de Florianópolis também é conhecido por suas ruas estreitas e charmosas, com casarões coloniais, igrejas históricas e museus. Ao passear pelas ruas, você encontrará diversos estabelecimentos comerciais, restaurantes, bares e cafés, além de poder apreciar a vista para a Ponte Hercílio Luz, um dos principais cartões-postais da cidade.
O que comprar no mercado Municipal de Florianópolis?
Hoje, visitei o Mercado Público de Florianópolis e tive uma experiência maravilhosa explorando suas bancas e descobrindo uma variedade de produtos locais. O mercado estava cheio de cores, aromas e sons, e pude mergulhar na atmosfera vibrante e acolhedora.
Logo na entrada, fui recebido por uma exibição deslumbrante de frutas tropicais frescas e coloridas. Decidi experimentar algumas delas, como a pitanga suculenta e a carambola doce e refrescante. Comprei algumas frutas para saborear durante minha estadia em Florianópolis.
Caminhando mais adiante, deparei-me com uma seção repleta de peixes e frutos do mar frescos. Fiquei impressionado com a variedade de espécies disponíveis, desde o camarão rosa até o peixe vermelho. Os pescadores locais compartilharam suas histórias sobre a pesca sustentável na região, o que tornou minha experiência ainda mais enriquecedora. Comprei alguns camarões grandes e algumas ostras frescas para preparar um banquete de frutos do mar.
Em seguida, explorei as bancas de queijos e embutidos, onde fui recebido por aromas deliciosos. Os queijos artesanais exibiam uma variedade de texturas e sabores, desde o suave queijo colonial até o intenso queijo de leite de cabra. Decidi levar para casa uma seleção de queijos e algumas linguiças defumadas para desfrutar com amigos.
Não pude deixar de passar pelas lojas de artesanato, onde encontrei belas cerâmicas pintadas à mão, esculturas intricadas e joias únicas. Adquiri algumas peças como lembranças especiais da minha visita a Florianópolis, lembranças que irão me transportar de volta a esse momento mágico sempre que eu as olhar.
Antes de partir, aproveitei para adquirir algumas ervas medicinais e chás naturais. Os vendedores me explicaram as propriedades e benefícios de cada erva, e fui embora com uma seleção de chás que prometem trazer bem-estar e equilíbrio para o meu dia a dia.
Sair do Mercado Municipal de Florianópolis foi difícil, pois fui cativado pela autenticidade, pela energia e pela variedade de produtos que encontrei lá. Levo comigo uma parte dessa experiência incrível e uma conexão mais profunda com a cultura e a culinária local. Com certeza, voltarei ao mercado em minha próxima visita a Florianópolis para explorar ainda mais as suas maravilhas.
O Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa é um edifício notavelmente conservado, situado no coração do centro histórico de Florianópolis. Sua localização é próxima ao Mercado Central e à Catedral da cidade, permitindo percorrer em poucos minutos uma série de pontos turísticos e históricos notáveis da região.
Este museu abriga uma coleção de artefatos que contam a história desde a fundação da cidade até a Guerra do Contestado, sendo uma homenagem ao escritor negro Cruz e Sousa. Durante minha visita, apenas o espaço térreo estava aberto ao público, enquanto o primeiro andar estava em processo de reforma. Apesar disso, a experiência revelou-se valiosa para quem tem interesse na história da cidade e região, apresentando um panorama fascinante e informativo.
No coração do centro histórico de Florianópolis, aguarda uma rica jornada pela história da cidade. A Praça XV de Novembro, notável pela majestosa figueira centenária, é o ponto de partida para essa exploração. À medida que você se aventura pelas ruas de paralelepípedos, encontrará tesouros arquitetônicos como o imponente Palácio Cruz e Souza, que abriga o Museu Histórico de Santa Catarina, proporcionando um mergulho profundo no passado da região. A centenária Catedral Metropolitana, com sua imponente construção do século XVIII, é um testemunho da herança cultural da cidade. O icônico Mercado Público, onde os aromas e sabores locais convergem, convida a explorar a autenticidade da gastronomia e produtos típicos. Nessa jornada, você também pode se deliciar com o comércio local, explorar as diversas ofertas culturais e desfrutar das pitorescas paisagens urbanas que permeiam essa parte da cidade.