Estou em Ouro Preto, o que não posso deixar de comer aqui?
Eu já sabia que a comida mineira era boa, mas Ouro Preto me surpreendeu, além dos pratos típicos, os restaurantes da Rua Direita oferecem uma variedade incrível.
O melhor restaurante em Ouro Preto que fui servia um prato mineiro completo, com tutu, torresmo, arroz, couve e linguiça. O sabor caseiro fez toda a diferença.
Pão de queijo é um clássico mineiro, mas eu não imaginava que seria tão diferente em Ouro Preto, os que comi lá eram muito recheados de queijo e tinham uma crocância incrível por fora. Comi no café da manhã e no lanche da tarde, acompanhado de café coado na hora.
Eu não poderia deixar Ouro Preto sem provar um autêntico Frango ao Molho Pardo. É um prato que carrega muita tradição, e eu fiquei curioso para experimentar.
Pessoal, o caldo de feijão com torresmo foi a melhor pedida, principalmente porque estava um friozinho na cidade. Muito bem temperado e servido com um pedaço de pão de milho. Ouro Preto tem muito a oferecer em termos de gastronomia, e os caldos são um ótimo começo.
Se tem uma coisa que eu não me arrependo de ter feito em Ouro Preto foi comer um bom Tutu à Mineira, fui em um restaurante super aconchegante na Rua São José, e o prato veio daquele jeito feijão bem temperado, purê lisinho, carne de porco crocante e arroz soltinho. E pra fechar, um torresmo que desmanchava na boca.
Nunca comi nada igual, quem visita Ouro Preto e não prova isso está perdendo a essência da cidade. Se estiver em busca dessa experiência incrível, recomendo procurar pelo melhor restaurante em Ouro Preto, onde a comida mineira é servida com autenticidade e sabor incomparável.
Se você vai a Ouro Preto, prepare para uma verdadeira imersão na culinária mineira, uma das mais saborosas e tradicionais do Brasil. A cidade é um paraíso gastronômico, com pratos ricos em sabor e história. Aqui estão algumas das delícias que você não pode deixar de provar:
Pão de Queijo Mineiro
Nada melhor do que começar a experiência gastronômica em Ouro Preto com um autêntico pão de queijo. Diferente das versões industrializadas, o pão de queijo mineiro é bem recheado, macio por dentro e crocante por fora.
Caldinhos para abrir o apetite
Os caldos são tradicionais em Minas Gerais, e em Ouro Preto não é diferente. O caldo de feijão com couve e linguiça frita, acompanhado de torresmo à pururuca, é uma excelente pedida para esquentar as noites frias da cidade.
Pratos principais que representam a essência de Minas
-
Tutu à Mineira: Feijão cozido e amassado até virar um purê cremoso, servido com carne de porco, linguiça, arroz, ovo e couve refogada.
-
Feijão Tropeiro: Feijão misturado com farinha de mandioca, linguiça, torresmo e carne de porco, um prato que carrega a história dos antigos tropeiros.
-
Frango com Quiabo: Um clássico da cozinha mineira, com o quiabo dando um toque especial ao sabor da carne bem temperada.
Doces que não podem faltar
-
Doce de Leite: Ouro Preto tem algumas das melhores versões desse clássico mineiro.
-
Doces em barra: Bananada, goiabada, pessegada e cidra são alguns dos mais populares. Tudo feito em tachos de cobre e fogão a lenha, garantindo aquele sabor caseiro.
Bebidas típicas para completar a experiência
-
Cachaças artesanais: A cidade abriga diversos alambiques onde é possível degustar cachaças mineiras autênticas, como a famosa Cachaça da Roça.
-
Licor de Jabuticaba: Um dos mais consumidos na região, produzido artesanalmente e vendido como lembrança para turistas.
Sendo um bom apreciador de doces, fui direto atrás do melhor Doce de Leite da cidade. Comprei em uma lojinha perto da Praça Tiradentes e, sem exagero, foi o melhor que já provei!.
Caso tenha interesse, recomendo dá uma olhada nesses conteúdos aqui abaixo: