O que fazer em 4 dias na Chapada dos Guimarães?

Oi meus amigos, gostaria de receber suas sugestões para a minha viagem à Chapada dos Guimarães. Tenho 4 dias disponíveis para a estadia. Quais lugares vocês recomendam que eu visite?

11 curtidas

Em 4 dias na Chapada dos Guimarães, você pode desfrutar de diversas atrações naturais e culturais. Aqui estão algumas sugestões de atividades e lugares para visitar:

Dia 1: Conheça os principais mirantes

• Visite o Mirante do Centro Geodésico da América do Sul para uma vista panorâmica incrível.
  • Explore o Mirante da Cachoeira Véu de Noiva e a Cachoeira dos Namorados.

Dia 2: Trilhas e cachoeiras

• Faça a trilha até a Cachoeira da Martinha para um mergulho refrescante.
  • Siga para a Trilha do Cerrado, onde você pode explorar a flora e a fauna locais.
  • Visite a Cachoeira dos Macaquinhos para mais um banho revitalizante.

Dia 3: Grutas e cavernas

• Explore a Gruta da Lagoa Azul, conhecida por suas águas cristalinas e formações rochosas.
  • Descubra a Gruta da Aroe Jari e suas inscrições rupestres antigas.
  • Continue até a Cachoeira da Geladeira para outro contato com a natureza.

Dia 4: Atividades culturais e relaxamento

• Conheça o Centro Histórico de Chapada-dos-Guimarães e sua arquitetura colonial.
  • Visite o Museu de História Natural para aprender mais sobre a região.
  • Termine o dia relaxando nas piscinas naturais do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
10 curtidas

Minha aventura na Chapada dos Guimarães foi uma experiência incrível, repleta de natureza, aventura e cultura. Planejar cuidadosamente o roteiro e escolher as atrações certas foi fundamental para aproveitar ao máximo essa viagem de 4 dias.

Dia 1: Iniciamos nossa jornada com o emocionante Circuito Cavernas Aroe Jari, onde exploramos quatro raras cavernas de arenito, incluindo a maior do Brasil. As cachoeiras da Lagoa Azul e da Prainha proporcionaram um refresco bem-vindo, enquanto o Mirante do Centro Geodésico da América do Sul nos presenteou com uma vista espetacular. Caminhamos cerca de 12 km durante o dia, optando por um guia para aproveitar ao máximo a experiência.

Dia 2: No segundo dia, visitamos o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, onde a majestosa Cachoeira Véu da Noiva nos saudou com seu arco-íris encantador. O Circuito das Cachoeiras incluiu sete quedas d’água, com a Cachoeira dos Namorados sendo um destaque. Subir o Morro São Jerônimo nos recompensou com uma vista panorâmica de tirar o fôlego. Caminhamos cerca de 8 km, acompanhados por um guia credenciado e pagando a taxa de entrada no parque.

Dia 3: Nos aventuramos pelo Vale do Rio Claro, uma região incrível repleta de cachoeiras, piscinas naturais, corredeiras e grutas. Optamos por atividades emocionantes como rafting e tirolesa, mas também aproveitamos para relaxar nas águas cristalinas. Caminhamos cerca de 6 km durante todo o dia, escolhendo novamente a ajuda de um guia e pagando a taxa de entrada na fazenda.

Dia 4: Para encerrar nossa viagem, exploramos a espetacular Cidade de Pedra, um lugar repleto de formações rochosas que parecem ruínas de uma antiga civilização. Admiramos as esculturas naturais esculpidas ao longo de milhões de anos pela força da natureza e apreciamos a vista do Vale do Rio Coxipó. Caminhamos cerca de 4 km, sempre com a assistência de um guia credenciado e pagando a taxa de entrada na fazenda.

Esses quatro dias na Chapada dos Guimarães foram verdadeiramente memoráveis, cheios de beleza natural e aventura, proporcionando uma conexão profunda com a região.

11 curtidas

Alguns lugares para visitar na Chapada dos Guimarães incluem:

Chapada dos Guimarães

• Cavernas Aroe Jari: Um circuito de quatro cavernas de arenito
  • Parque Nacional da Chapada dos Guimarães: Inclui atrações de visitação livre autoguiada, como a Cachoeira Véu de Noiva e o Circuito das Cachoeiras
  • Mirante do Centro Geodésico da América do Sul: Formações geológicas
  • Cidade de Pedra: Uma atração guiada
  • Gruta da Lagoa Azul: Um ponto de referência
  • Marina do Manso: Um ponto de referência
  • Represa do Manso: Um ponto de referência
  • Morro do Chapéu: Um ponto de referência

Outras atrações incluem:

• Cachoeira Véu de Noiva
  • Igreja N S de Santana do Sacramento
  • Cachoeira da Martinha
  • Portão do Inferno
  • Cervejaria Xaraés

Alguns dizem que quatro dias são suficientes para conhecer as principais atrações da região. No entanto, para conhecer todas as cachoeiras, grutas, trilhas e mirantes, alguns recomendam reservar sete dias ou mais.

Veja mais:

6 curtidas

Aqui estão algumas sugestões de lugares para visitar na Chapada-dos-Guimarães :

• Cachoeira Véu de Noiva: A paisagem mais conhecida do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
  • Cidade de Pedra: Um local com monumentos bonitos.
  • Morro de São Jerônimo: Uma atração guiada no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
  • Vale do Rio Claro: Uma atração guiada no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
  • Caverna Aroe-Jari e Gruta da Lagoa Azul: Cavernas e grutas.
  • Circuito das Cachoeiras: Uma atração de visitação livre autoguiada no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
  • Mirante da Chapada (Centro Geodésico): Um mirante.

Outros lugares para visitar incluem:

• Mirante Alto do Céu
  • Morro dos Ventos
  • Ponta do Campestre
  • Cachoeira dos Namorados e Cachoeirinha

Alguns dizem que quatro dias são suficientes para conhecer as principais atrações da região. No entanto, para conhecer todas as cachoeiras, grutas, trilhas e mirantes, é recomendável reservar sete dias ou mais.

E mais:

5 curtidas

Cara, vou te falar, estive na Chapada dos Veadeiros em dezembro e foi simplesmente sensacional! Que lugar maravilhoso! Não sei como deixei passar tanto tempo sem visitar esse paraíso antes. Agora, estou completamente decidido a voltar este ano, sem falta!

chapada dos veadeiros

Sabe, é incrível como a Chapada tem uma energia única, uma atmosfera que nos envolve e nos conecta profundamente com a natureza. Cada cachoeira, cada trilha, cada mirante… tudo é simplesmente espetacular!

E a energia do lugar? Ah, é algo que não dá para explicar! É como se a Chapada dos Veadeiros tivesse um magnetismo que nos atrai de volta, sabe? É uma sensação de paz e harmonia que nos faz esquecer de todos os problemas e nos permite viver o momento intensamente.

Tenho certeza de que você também vai querer voltar assim que tiver a chance. É impossível resistir ao encanto desse lugar! Mal posso esperar para planejar minha próxima viagem e me perder novamente nesse paraíso natural.

6 curtidas

Uma das experiências incríveis na Chapada dos Guimarães são suas deslumbrantes cavernas. O Circuito Cavernas Aroe Jari, por exemplo, oferece a oportunidade de explorar quatro cavernas de arenito, além de apresentar formações rochosas impressionantes, como a Ponte de Pedra e a Pedra do Equilíbrio.

Além das cavernas, a região também é conhecida por suas impressionantes cachoeiras. O Complexo da Salgadeira é um exemplo, oferecendo cachoeiras majestosas, trilhas emocionantes e mirantes panorâmicos. A Cachoeira Véu de Noiva, em particular, é um dos cartões postais mais famosos da Chapada dos Guimarães, proporcionando uma visão verdadeiramente espetacular da natureza selvagem.

6 curtidas

Passamos quatro dias incríveis na Chapada-dos-Guimarães . Para otimizar nosso tempo, optamos por um voo saindo cedinho de Congonhas às 6h, que nos levou até Cuiabá às 7h. Rapidamente, às 7h45, já estávamos a bordo de nosso carro alugado 1.0, prontos para explorar a região. Vale mencionar que Mato Grosso está uma hora atrás do fuso horário de São Paulo, o que nos proporcionou uma hora extra na ida, embora a tenhamos perdido ao voltar para casa. Felizmente, ao programar nosso retorno para o voo das 18h54, conseguimos aproveitar ao máximo tanto o dia da chegada quanto o da partida.

6 curtidas

Em 4 dias na Chapada dos Guimarães, você pode visitar cachoeiras, cavernas, mirantes, e fazer trilhas.

Cachoeiras

• Cachoeira Véu de Noiva;
  • Cachoeira do Almíscar;
  • Cachoeira do Relógio;
  • Cachoeira das Orquídeas;
  • Cachoeira Alma Gêmea;
  • Cachoeira da Pedra Encantada;
  • Cachoeira do Mistério.

Cavernas Caverna Aroe Jari, Caverna Pobe-Jari, Caverna Kiogo Brado, Lagoa Azul.

Mirantes Mirante da Crista do Galo, Mirante do Alto do Céu, Mirante do Véu de Noiva.

Trilhas Caminho dos Bororos, Trilhas com diferentes níveis de dificuldade, Trilhas para conhecer a Cidade de Pedra.

Atividades de aventura Escalada, Rapel, Ciclismo.

Para aproveitar a Chapada dos Guimarães, é recomendado visitar entre abril e outubro, na época seca.

1 curtida