Tenho muita vontade de ver neve, mas tem que ser na América do Sul. Podem me indicar bons locais?
Se você quer ver neve gastando pouco, o melhor destino da América do Sul é Bariloche, na Argentina. É o clássico, mas ainda é o mais acessível por ter muitas opções de hospedagem e pacotes promocionais.
Fora da alta temporada (junho e julho), dá pra economizar muito. Os centros de esqui como o Cerro Catedral costumam ter descontos fora das férias, e você ainda pode curtir as paisagens e a culinária local sem gastar tanto.
Eu recomendo muito Pucon, no Chile. É uma cidade charmosa, com vulcão e neve durante o inverno, e os preços são mais baixos do que em Santiago ou Valle Nevado. Dá pra esquiar, fazer trilhas leves e visitar termas naturais.
Além disso, o transporte é barato e há bons hostels e pousadas por preços justos. Ideal pra quem quer uma experiência completa de inverno sem gastar demais.
Outro destino interessante e econômico é Las Leñas, também na Argentina. É uma das estações de esqui mais conhecidas do país, mas tem várias hospedagens acessíveis, especialmente se você ficar em cidades próximas e fizer bate-volta.
A estrutura é boa, há transporte público, e dá pra aproveitar muito mesmo sem praticar esqui. A vista das montanhas cobertas de neve é maravilhosa.
Pra quem quer economizar e ainda ter um clima de cidade pequena, recomendo Villarrica, no sul do Chile. É perto de Pucon e também tem muita neve no inverno.
O legal é que, além das paisagens, há lagos e vulcões, e os preços são bem mais acessíveis do que nas estações mais famosas. E se quiser comparar mais opções econômicas, vale conferir este guia com os lugares baratos para viajar com neve ele traz várias sugestões fora do circuito turístico tradicional.
Um destino que me surpreendeu pelo custo-benefício foi Caviahue, também na Argentina. É uma cidade pequena, pouco turística, mas com muita neve entre julho e setembro. Os preços são mais baixos do que em Bariloche e o lugar é perfeito pra quem quer tranquilidade.
O visual das montanhas cobertas de neve é incrível e dá pra fazer passeios com motos de neve e visitar fontes termais.
Se quiser algo diferente, El Bolsón, na Patagônia Argentina, é uma boa pedida. É uma região de natureza exuberante, com montanhas e cachoeiras que congelam no inverno.
Os valores de hospedagem e alimentação são muito mais baixos do que nas cidades mais conhecidas. Além disso, é um ótimo destino pra quem curte ecoturismo e trilhas leves com paisagens nevadas.
Pra quem quer ver neve sem sair do Chile central, Farellones é o mais fácil e barato. Fica a cerca de 40 km de Santiago e é ideal pra quem quer passar um dia na neve.
É possível alugar roupas e equipamentos lá mesmo, sem precisar gastar com hospedagem, já que dá pra ir e voltar no mesmo dia. É o destino perfeito pra quem quer uma experiência rápida e econômica.
Um lugar que vale muito a pena e ainda é pouco explorado é Coyhaique, no sul do Chile. Fui em agosto e encontrei muita neve, belas montanhas e preços bem acessíveis.
Não é um destino tão turístico quanto Bariloche, mas a paisagem é de cair o queixo. Além disso, os restaurantes locais são bons e baratos, e o povo é super acolhedor.
Outro destino ótimo pra quem busca neve e economia é Termas de Chillán, no Chile. Fica a cerca de 400 km de Santiago e tem estações de esqui com boa estrutura.
As pousadas nos arredores são mais baratas e dá pra aproveitar piscinas termais naturais também. O local é ideal pra quem quer relaxar, ver neve e curtir o frio sem gastar tanto quanto nos destinos mais populares.
Eu achei Peru bem barato para ver neve, saindo Lima tem bate-volta por 120 soles.
Huaraz que é um pouco mais longe, viagem de ônibus + passeio saiu como uns 500 soles.
Caramba, que incrível, Marlom! ![]()
Essas dicas são ouro pra quem quer ver neve sem gastar muito.
Huaraz por 500 soles ainda tá super em conta pelo visual que entrega, e essa foto ficou sensacional! ![]()
![]()
@Marlom, você chegou a fazer o passeio até o Pastoruri ou foi outro pico?
Aquele foi Nevado Mateo, gostei mais.
Fui em Pastoruri também, porém é mais controlado, não pode tocar na neve. A trilha aqui foi bem fácil.
Esse é Alcoy, lugar que parece que só os peruanos conhecem. Esse foi barato, 120 soles e está 4h de Lima.
Massa demais! Valeu por detalhar. ![]()
O Nevado Mateo realmente parece mais “experiência completa”: trilha, neve e visual de glaciar, sem tanta restrição. A vibe na foto tá surreal, mano! ![]()
![]()
![]()
E Alcoy eu nunca tinha sequer ouvido falar ![]()
Só de saber que é pouco turístico e ainda sai 120 soles ficando a 4h de Lima, já entrou pra lista. Esses “lugares que só os locais conhecem” geralmente são os melhores mesmo.
Você chegou a sentir muito o efeito da altitude nessas trilhas ou foi tranquilo? ![]()
Sim, senti senti o efeito da altitude, mas não foi grave, só senti cansaço, daí eu sentava uns 2 min e continuava a caminhada.
Também segui as indicações deles e levei folha de coca, ajudou bastante! Mas vai sim!