Estou planejando me mudar para Guarapari. Quais são os bairros mais seguros e tranquilos?
Guarapari por si só é bem segura. Tenho família na Praia do Morro também e, apesar de turística, é bem ok. Recomendo ficar um pouco mais afastada da bagunça, mas a estrutura é muito boa, perto de tudo e tem policiamento também.
Pra mim, o bairro mais tranquilo e onde moro atualmente é Nova Guarapari, na Enseada Azul. É mais afastado do agito turístico e tem um perfil bem residencial.
Eu tenho parentes que moram em Guarapari e sempre fico na região do Centro em áreas mais afastadas da parte comercial. É prático, tem tudo perto e dependendo da rua é bem tranquilo. Durante o dia é movimentado por causa do comércio, mas em algumas partes residenciais o clima é mais sossegado.
Outra área que eu considero muito boa é Muquiçaba, que fica perto da Praia do Morro, mas é um pouco mais residencial. Cuidado com os valores!
Eu já fiquei um tempo morando em Santa Mônica. Pra mim, é uma boa opção pra quem quer morar sem tanto movimento.
Quando eu morava lá, percebia que as ruas são mais calmas, com menos trânsito e barulho comparado a outras áreas mais centrais ou à beira-mar. Isso deixou o dia a dia mais leve, sabe? Você encontra padarias, mercadinhos e serviços próximos, mas sem aquela agitação que tem em bairros turísticos da cidade.
Eu saia para caminhar à tarde ou à noite e, no geral, me senti seguro. Claro que, como em qualquer lugar, é bom observar o entorno, mas eu realmente gostei do clima que o bairro tem. E a praia fica perto.
Tem o melhor de dois mundos. Dá para ter uma vida mais sossegada sem abrir mão de conveniências por perto. Foi um lugar que me trouxe bastante conforto e paz no cotidiano.
Tive que consultar alguns amigos aqui pra te trazer essa resposta
mas lembra de avaliar quanto pode gastar.
Santa Mônica é uma opção muito interessante. Ruas mais calmas, boa vizinhança e imóveis com espaço confortável, bem sossegado. Comparado a outras partes da cidade, Santa Mônica tem um custo-benefício bacana, o comércio e serviços são relativamente pertos.
Eu moro em Itapebussu e super recomendo. É muito tranquilo, calmo e seguro. Fica perto da Muquiçaba, é perfeito pra morar e tem muitos serviços e comércio por perto, dá pra resolver tudo andando. Recomendo o vídeo abaixo:
A Praia do Morro é bem mais movimentada e comércio bem presente, bem turístico. Enseada Azul é mais cara, mas a qualidade de vida é de outro nível.
Se puder, dá uma passada por lá em diferentes horários para sentir o clima das ruas e conversar com moradores, isso ajuda bastante na hora de escolher onde morar de verdade.