Estou indo para Quito e gostaria de saber qual é o melhor bairro para ficar.
Eu fiquei um bom tempo pesquisando antes de escolher onde me hospedar em Quito, e a conclusão que cheguei é que tudo depende do tipo de viagem que você quer fazer.
Se a prioridade for segurança, praticidade e boa oferta de restaurantes, muita gente acaba escolhendo a região de La Carolina ou República del Salvador, porque é uma área moderna, bem movimentada e com hotéis de vários preços. Já o Centro Histórico é lindo demais, cheio de igrejas e museus, mas costuma ser mais indicado para passear durante o dia do que para se hospedar, principalmente se você pretende sair à noite.
Se fosse minha primeira vez em Quito, eu ficaria perto do Parque La Carolina sem pensar muito. Parece ser a região mais prática pra turista.
Uma coisa que percebi lendo relatos de viajantes é que Quito tem contrastes bem claros entre as áreas. O Centro Histórico é incrível visualmente e vale muito a visita, mas a infraestrutura turística para hospedagem confortável nem sempre compensa, dependendo do horário. Por outro lado, bairros mais modernos têm shopping, mercados, transporte fácil e sensação maior de segurança, o que pesa bastante pra quem vai passar vários dias.
Pra mim, custo-benefício acaba sendo melhor nesses bairros novos, mesmo que você precise pegar um transporte curto para visitar as atrações históricas.
-
quer praticidade → La Carolina
-
quer charme histórico → visitar o Centro, não necessariamente dormir lá.
Se a ideia é escolher um único lugar em Quito pensando em equilíbrio real entre segurança, boa localização e preço justo, eu iria sem muita dúvida para a região ao redor do Parque La Carolina, especialmente perto da República del Salvador.
O motivo é simples:
é onde você encontra a melhor combinação prática para turista. A área é mais organizada, tem bastante movimento durante o dia e à noite, oferece muitos restaurantes e mercados por perto e concentra hotéis que vão do econômico ao mais confortável. Ou seja, dá para ajustar o gasto sem abrir mão de tranquilidade.
Além disso, ficar ali facilita muito a logística da viagem.
Você consegue se deslocar com relativa rapidez tanto para o Centro Histórico quanto para outras atrações da cidade, sem depender de trajetos longos ou regiões mais vazias depois do anoitecer. Para quem está indo pela primeira vez, isso pesa bastante.
Conclusão bem direta:
se você quer minimizar riscos, controlar o orçamento e ainda ficar bem posicionado para explorar Quito, essa parte moderna próxima ao La Carolina provavelmente é a escolha mais segura e prática.
Centro Histórico é lindo para visitar… mas eu preferi dormir em área mais movimentada.
Também considerei La Floresta porque parece um bairro mais artístico e tranquilo, mas no fim escolhi ficar mais perto do La Carolina pela facilidade de locomoção. Para quem quer otimizar tempo, isso pesa bastante.
Depois de algumas viagens, percebi que o barato às vezes sai caro quando a hospedagem fica longe de tudo. Em Quito, escolher um bairro central e seguro muda completamente a experiência. Você perde menos tempo com deslocamento, se sente mais confortável para sair e ainda aproveita melhor os dias. Por isso eu iria direto para a região mais estruturada da cidade.
O que me surpreendeu foi que a região da La Carolina foi considerada mais conveniente para turistas também tinha bastante opção com preço justo. Normalmente áreas centrais e seguras costumam ser mais caras, mas em Quito encontrei hotéis com bom padrão e valores equilibrados. Isso reforçou a ideia de que custo-benefício não é só diária barata, e sim tudo que você economiza em transporte e tempo.