Como cidadão brasileiro, posso entrar em países da Europa sem visto para turismo? Quais são as regras?
Fui para Portugal e Espanha em 2024 só com o passaporte brasileiro e não precisei de visto. Como turista, você pode ficar até 90 dias dentro do Espaço Schengen (que inclui a maior parte da Europa). Na imigração, me pediram passagem de volta, comprovante de hospedagem e seguro viagem. Foi bem tranquilo, mas tem que estar com tudo organizado.
Brasileiro pode entrar na maioria dos países da Europa sem visto pra turismo por até 90 dias (Espaço Schengen). Só precisa ter passaporte válido, passagem de volta, seguro viagem e comprovar que tem dinheiro.
Esse vídeo explica bem:
Já fiz mochilão por vários países da Europa e nunca precisei tirar visto antes. O segredo é: passagem de saída da Europa, reserva de hospedagem e seguro viagem (que é obrigatório em vários países do Schengen). Se parecer que você vai ficar ilegal, eles podem barrar, então tem que provar que é turismo mesmo.
Vi muita gente comentando sobre o tal do Espaço Schengen quando fui pesquisar minha viagem. Basicamente, é uma área com vários países da Europa onde você pode circular livremente sem passar por imigração entre eles.
Se quiser entender melhor o que é e quais países fazem parte, vale a pena ver esse vídeo:
Sim @rutecamelo, brasileiro pode viajar para vários países da Europa sem visto para turismo de curta duração, geralmente até 90 dias. É importante ter passaporte válido e alguns comprovantes básicos na imigração.
Aqui no viajantes.net tem alguns tópicos falando sobre viagem pra Europa que ajudam bastante: