Você já ouviu falar sobre ecovilas? São comunidades autossuficientes que vivem em total harmonia com a natureza, e o Brasil é lar de mais de 300 delas! Vamos explorar um pouco mais sobre esse estilo de vida único e sustentável.
O Que São Ecovilas?
As ecovilas são comunidades autossuficientes, pequenas e dedicadas à vida em harmonia com a natureza. Com aproximadamente 10.000 espalhadas pelo mundo, essas comunidades prosperam principalmente em áreas rurais. Seus habitantes estabelecem sociedades fundamentadas na cooperação, no autoconsumo, na utilização de energias renováveis e na adoção de materiais ecológicos. Essas comunidades são construídas com base na cooperação, autoconsumo, energias renováveis e materiais ecológicos.
As ecovilas são mais do que simples assentamentos; são locais onde a vida humana se funde harmoniosamente com a natureza. Elas se apoiam em três pilares fundamentais: a integração com o meio ambiente, a convivência fraterna e solidária, e a elevação da consciência.
Como Funciona Viver em uma Ecovila?
Para fazer parte de uma ecovila, geralmente é necessário adquirir um título, que pode ser parcelado, e que garante o direito a uma casa padrão construída em mutirão. Os moradores dessas comunidades buscam viver de forma sustentável, utilizando práticas como tratamento de resíduos, produção de alimentos orgânicos e uso consciente dos recursos naturais.
Algumas características das ecovilas incluem:
Produção local e orgânica de alimentos.
Utilização de sistemas de energias renováveis.
Utilização de material de baixo impacto ambiental nas construções.
Criação de esquemas de apoio social e familiar.
Diversidade cultural e espiritual.
Conceitos como permacultura, bioconstrução, comunicação não violenta, autossuficiência energética, autossuficiência alimentar, tratamento natural de esgoto.
Ecovila Piracanga: Um Exemplo Brasileiro
No Brasil, uma das ecovilas mais famosas é a Piracanga, localizada na Bahia. Esse lugar ecológico adota práticas sustentáveis inovadoras, como a separação de banheiros para líquidos e sólidos, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
As ecovilas representam uma alternativa de vida mais consciente e sustentável, em que os moradores buscam viver em equilíbrio com o planeta. Comunidades como a Piracanga mostram que é possível adotar práticas ecológicas inovadoras para proteger e preservar o nosso lar, a Terra. Que tal explorar mais sobre esse estilo de vida e quem sabe até visitar uma ecovila?
Conhecer a @unahpiracanga_ na Bahia foi uma experiência incrível para mim. Fiquei maravilhada com diversos aspectos durante minha estadia por lá. O cuidado com a água foi algo que me impressionou, assim como a abordagem inovadora dos banheiros e a alimentação plant-based oferecida.
A experiência na Unah Piracanga mostrou-me que não se trata apenas de um lugar para “jovens místicos”, mas sim de um ambiente onde se pode aprender muito sobre sustentabilidade e conectar-se genuinamente com a natureza da região. A beleza natural ao redor é deslumbrante e extremamente preservada, tornando a experiência ainda mais enriquecedora. Recomendo a todos que desejam uma imersão em práticas sustentáveis e uma conexão profunda com o meio ambiente.
Minha experiência na imersão foi verdadeiramente transformadora, e eu não hesitaria em recomendar essa experiência para toda a humanidade! Foi um verdadeiro divisor de águas em minha vida. Essa jornada mudou minha história de uma forma profunda, e estou ansioso para retornar em breve. Afinal, quando se experimenta algo tão enriquecedor, a vontade de vivenciar novamente é irresistível. É como encontrar uma fonte de água boa; uma vez que experimentamos, sempre queremos beber mais.
Minha experiência na imersão da Unah em Piracanga, pouco antes do Natal de 2023, foi incrível. O lugar é verdadeiramente mágico e proporcionou um contato genuíno com pessoas incríveis. Embora haja alguns pontos que podem ser aprimorados, no geral, foi uma experiência excelente.
Entre as atividades oferecidas, tivemos aulas de yoga, rituais, conversas enriquecedoras, encontros inspiradores e até danças e palestras. Quanto à segurança, o local é extremamente seguro, o que proporciona uma sensação de tranquilidade aos visitantes.
Uma das vantagens da ecovila é a facilidade de deslocamento a pé. Tudo pode ser feito caminhando, o que permite uma conexão mais próxima com o ambiente ao redor.
No entanto, quanto à alimentação, senti falta de opções de água quente para quem não consome gelada. Mas, de maneira geral, a comida e as bebidas oferecidas foram muito boas.
Detalhes importantes que marcaram minha experiência incluem a culinária vegana e os passeios noturnos sob a luz do luar, proporcionando momentos de paz e contemplação.
Minha viagem para Piracanga foi simplesmente transformadora e surpreendente, foi uma experiência única que marcou profundamente a minha vida. É um lugar onde você não só se encontra, mas também é encontrado pelos outros; o sentimento de comunidade é incrivelmente forte. Além disso, a paisagem é de tirar o fôlego, e a comida, mesmo para quem não é vegano ou vegetariano, é simplesmente deliciosa. Já estou ansioso para voltar em breve.
Minha experiência em Piracanga foi verdadeiramente única, incrível, e emocionante. Não há palavras que possam descrever plenamente, é algo que precisa ser sentido. Levarei esse lugar e as pessoas que conheci em Piracanga no meu coração para o resto da minha vida.
Minha experiência na Unah Piracanga foi simplesmente incrível! Foi uma combinação perfeita de tudo o que eu precisava: atividade física, autoconsciência, autoconhecimento, desintoxicação do celular, descanso, conhecer pessoas, diversão e reconexão com a natureza. O restaurante é fantástico, oferecendo comida vegana de alta qualidade e diversificada, com pratos que vão além do básico, incluindo influências da culinária internacional. As bebidas como Kombucha e Gingerz foram ótimas para refrescar no calor da Bahia. Além disso, os sucos de diversas frutas, como açaí, cupuaçu e graviola, eram deliciosos, e o chocolate quente do café da manhã era simplesmente irresistível. Foi uma verdadeira experiência gastronômica e de bem-estar!
@karlairrthum pelo que estava vendo sobre isso, a Rede Global de Ecovilas (GEN) registou 41 ecovilas no Brasil. No entanto, estima-se que existam mais de 300 ecovilas no Brasil.
As ecovilas são pequenas comunidades autossuficientes que vivem em harmonia com o meio natural. Os seus habitantes constroem sociedades baseadas na cooperação, no autoconsumo, nas energias renováveis e nos materiais ecológicos.
A GEN tem um diretório específico para a América Latina, a rede CASA (Conselho de Assentamentos Sustentáveis da América Latina), no qual estão registadas 36 ecovilas no Brasil.
A GEN foi criada em 1995, num encontro de comunidades sustentáveis. Hoje, a rede conta com mais de 10.000 comunidades espalhadas por todo o mundo, incluindo o Brasil.