Descubra a Fascinante História de San Andrés na Colômbia!

Localizada no Arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, San Andrés reina como a maior ilha, estendendo-se por uma área generosa de 26 quilômetros quadrados.

Desde 1803, San Andrés faz parte do território colombiano, quando a Espanha a incorporou às suas terras.

Apesar das reivindicações da Nicarágua sobre a soberania das ilhas, a decisão de 2012 da Corte Internacional de Justiça confirmou a Colômbia como a legítima proprietária do arquipélago. A origem geográfica da ilha remonta à erupção de um antigo vulcão, que projetou pedras do leito marinho para a superfície, formando sua estrutura montanhosa.

O mar deslumbrante e os recifes de coral são os principais encantos que atraem milhares de turistas a cada ano, uma característica notável que não passa despercebida.

A população nativa desfruta do reconhecimento de sua identidade e de seus direitos fundamentais, consagrados na Constituição de 1991. Além disso, o inglês crioulo, conhecido como kríol ou creole english, foi oficialmente reconhecido como língua na ilha.

Entretanto em tudo são rosas em San Andrés. A superpopulação, impulsionada pela isenção de impostos concedida pelo governo de Gustavo Rojas Pinilla em 1953, é uma preocupação constante. Embora tenha sido uma medida para impulsionar a economia e atrair turistas, resultou na migração em massa para a ilha, sem a infraestrutura adequada para atender às necessidades da crescente população.

viajantes.net

Dicas para Chegar à Deslumbrante San Andrés

Localizada a aproximadamente 780 quilômetros da costa colombiana, a encantadora ilha de San Andrés está situada num ponto estratégico, próximo à Nicarágua, a apenas 190 quilômetros de distância. No entanto, devido à disputa territorial entre os dois países, os voos para San Andrés partem exclusivamente da Colômbia.

:airplane: De Avião

Se você está saindo do Brasil, pode escolher entre as principais companhias aéreas que operam na rota: Avianca e Latam.

Não há voos diretos do Brasil para San Andrés, então será necessário fazer uma escala em outra cidade, dependendo da companhia aérea selecionada.

O Aeroporto de San-Andrés (ADZ) pode ser modesto, mas oferece comodidades, incluindo acesso à internet na sala de embarque.

Se estiver na Colômbia ou preferir adquirir os voos separadamente, considere a opção econômica da Wingo, a única companhia de baixo custo do país desde a falência da Viva Air.

Um detalhe crucial a considerar: voando diretamente do Brasil para a Colômbia, não é necessário possuir passaporte. No entanto, se houver uma escala em outro país, como Panamá, será exigido o passaporte.

:passport_control: Tarjeta de Turismo

Antes de embarcar para San Andrés, é essencial adquirir a tarjeta de turismo, uma taxa determinada pelo Governo de San Andrés, no valor de COP 104.492.

Você pode comprar a tarjeta de turismo no aeroporto, no balcão da companhia aérea, tanto no Brasil quanto na Colômbia. No entanto, o pagamento deve ser feito exclusivamente em dinheiro. É aconselhável comprar na Colômbia, pois em outros países, algumas companhias aéreas podem cobrar até USD 40 pela taxa.

É importante ressaltar que a tarjeta de turismo não é obrigatória para estadias na ilha de menos de 24 horas, nem para crianças com até sete anos de idade.

Veja mais:

4 curtidas

Gente, estou indo para a Colômbia agora no final do mês e estou mega ansiosa! Mal posso esperar para explorar todos os lugares incríveis e experiências que o país tem a oferecer. Tenho certeza de que será uma viagem inesquecível!

4 curtidas

Galera, eu já fui para San Andrés e que ilha espetacular! Recomendo muito para vocês, amigos. As praias são incríveis, a água é cristalina e a atmosfera é simplesmente incrível. Tenho certeza de que vocês vão adorar a experiência!

3 curtidas