Nunca viajei para os EUA e estou um pouco perdido com a questão do visto. Alguém poderia me explicar como funciona o processo para tirar o visto americano, quais documentos são necessários, quanto custa e se tem alguma dica para a entrevista?
Para obter o visto americano, siga os seguintes passos complete o formulário DS-160 no site oficial do Departamento de Estado dos EUA, efetue o pagamento da taxa MRV, agende a entrevista no consulado ou embaixada e compareça à entrevista, levando todos os documentos exigidos.
Acabei de passar por todo o processo, então vou explicar como tirar o visto americano passo a passo.
Primeiro você entra no site do Departamento de Estado dos EUA e preenche o formulário DS-160 com todos os seus dados pessoais.
Eles perguntam o motivo da sua viagem e querem saber se você tem vínculos fortes com o Brasil. Eu levei meus contracheques, extratos bancários e contrato de trabalho, mas nem olharam. Depois de aprovado, o passaporte com o visto chega em até 10 dias úteis.
Tirar o visto americano parece complicado, mas eu organizei em etapas pra facilitar:
- Preencha o formulário DS-160 com muita atenção.
- Pague a taxa (US$ 185).
- Agende dois compromissos: um no CASV (para foto e digitais) e outro no consulado (para entrevista).
- No dia da entrevista, leve todos os documentos que provem seus vínculos com o Brasil (como emprego, renda, imóvel).
- Se aprovado, o passaporte com o visto chega pelo correio.
- A entrevista é rápida, mas prepare-se bem, eu fui com tudo organizado e deu tudo certo.
O primeiro passo é preencher o formulário DS-160, que é longo e todo em inglês, então recomendo usar um tradutor ou pedir ajuda.
Depois disso, você paga a taxa de solicitação, agenda a visita ao CASV e depois a entrevista no consulado. No dia da entrevista, vá com antecedência e seja direto nas respostas, eles querem saber se você vai realmente voltar ao Brasil.
Quando fui tirar meu visto americano, pesquisei tudo antes pra não errar. O DS-160 foi a parte mais chata, tem que preencher com calma. Depois do pagamento, fiz o agendamento pelo site e escolhi São Paulo, que era o consulado mais próximo.
Tirei meu visto recentemente e achei o processo mais simples do que imaginei. A única parte mais complicada foi o formulário DS-160 porque é longo e em inglês.
O processo para tirar o visto americano pode ser um pouco confuso no começo, mas com organização, fica bem mais tranquilo. Aqui vai um passo a passo:
Escolher o Tipo de Visto
Primeiro, você precisa escolher qual tipo de visto você precisa. Para turismo, o visto mais comum é o Visto de Não Imigrante B2.
Preencher o Formulário DS-160
O próximo passo é preencher o formulário DS-160 online. Ele está disponível no site do Departamento de Estado dos EUA. O formulário é bem detalhado e pede informações sobre sua vida pessoal, histórico de viagens e perguntas de segurança.
Após preenchê-lo, você receberá uma página de confirmação com um código de barras. Guarde essa página, pois será necessária na entrevista.
Pagar a Taxa de Solicitação
A taxa de solicitação do visto varia de acordo com o tipo de visto. Para o visto de turismo B2, por exemplo, o valor é US$ 185 (em 2025). O pagamento é feito através de boleto bancário ou por meio de outras formas de pagamento indicadas no site da embaixada.
Agendar a Entrevista
Após o pagamento da taxa, você pode agendar sua entrevista no consulado ou na embaixada dos EUA. O agendamento é feito pelo site oficial da embaixada dos EUA no Brasil. Lembre-se de que há uma grande demanda, então é bom agendar com antecedência.
Reunir os Documentos Necessários
Aqui estão os principais documentos que você vai precisar levar na entrevista:
- Passaporte válido (com validade de pelo menos seis meses após a data da viagem).
- Página de confirmação do DS-160 (a que você recebeu após preencher o formulário online).
- Comprovante de pagamento da taxa.
- Foto recente (de acordo com os requisitos de foto para vistos dos EUA).
- Documentos que provem sua situação financeira (extratos bancários, comprovantes de renda, etc.).
- Comprovante de vínculo com o Brasil (contrato de trabalho, comprovante de matrícula em escola/universidade, etc.).
Dependendo do seu caso, pode ser que a embaixada solicite mais documentos, como documentos adicionais de viagem, itinerário ou comprovante de hospedagem nos EUA.
Aguardar a Aprovação
Se aprovado, o visto será carimbado no seu passaporte, que você receberá de volta pelo correio ou poderá retirar no consulado, dependendo do procedimento adotado.
Olha, aqui na comunidade Viajantes também temos outros conteúdos, dá uma olhada:
https://viajantes.net/t/qual-a-melhor-epoca-para-visitar-os-estados-unidos/4257
https://viajantes.net/t/e-dificil-usar-o-ingles-basico-nos-estados-unidos-como-turista/4272
https://viajantes.net/t/vale-a-pena-alugar-carro-nos-estados-unidos-ou-usar-transporte-publico/4260
https://viajantes.net/t/como-comprar-passagem-barata-para-os-estados-unidos/2037
Se aprovado, o visto será carimbado no seu passaporte, que você receberá de volta pelo correio ou poderá retirar no consulado, dependendo do procedimento adotado.