Como posso visitar as fábricas de chocolate em Ilhéus?

Estou indo para Ilhéus e ouvi falar das fábricas de chocolate. Como posso visitar uma?

5 curtidas

Ilhéus é famosa pelo cacau, então visitar fábricas de chocolate é bem fácil. Muitas funcionam em sistema de visita guiada, mas geralmente é preciso agendar antes.

Vale procurar as marcas locais e ver os horários disponíveis.

5 curtidas

Algumas fazendas de cacau em Ilhéus oferecem o chamado turismo do cacau, onde você conhece a plantação, o processo de produção e ainda prova chocolates artesanais. É uma experiência bem completa e diferente.

5 curtidas

Eu visitei uma fábrica pequena e foi tranquilo. Entrei em contato pelo Instagram e agendei a visita.

Normalmente eles explicam todo o processo, desde o cacau até o chocolate final, e no fim sempre rola degustação.

5 curtidas

Se você estiver sem carro, dá pra contratar passeios com agências locais. Muitas oferecem roteiros que incluem fábricas de chocolate e fazendas de cacau no mesmo dia. Facilita bastante pra quem está viajando.

5 curtidas

Algumas fábricas ficam mais afastadas do centro, então é bom se planejar. Verifique se a visita inclui transporte ou se você precisa ir por conta própria. Geralmente os horários são limitados.

6 curtidas

Além das fábricas, o centro de Ilhéus tem lojas especializadas em chocolate artesanal. Mesmo que você não faça visita guiada, dá pra conhecer os produtos e conversar com quem entende do assunto.

6 curtidas

A melhor dica é reservar com antecedência, principalmente em alta temporada. As vagas são limitadas e a procura é grande, especialmente nos fins de semana e feriados.

5 curtidas

As visitas costumam ser bem educativas e não exigem conhecimento prévio. Basta ir com curiosidade e vontade de aprender sobre a história do cacau na região, que é muito rica.

5 curtidas