Estou indo para Fortaleza e quero explorar a arte urbana. Quais áreas devo visitar?
Estive em Fortaleza em 2024 e por lá conheci o Fortal Elements. Se você curte Hip-Hop e a cultura de dança e break é muito legal. Eu e meu irmão estávamos passeando pela Beira-Mar, próximo do Meirelles e vimos apresentações do grupo na orla.
Acredito que eles sigam com o trabalho até hoje, inclusive já os vi em outras praias, tipo Iracema. Vale a pena demais conhecer, os meninos são talentosos! São mais de dez ano nas ruas e assim, para mim, foi bem diferente ver o hip-hop nas orlas.
“Da Beira-Mar para o mundo, eles mostram que a cultura hip-hop é resistência, expressão e transformação”, essa aspas no documentário deles é forte demais
Amigo, você já ouviu falar do Fuscirco?
Criado em 2019 lá em Fortaleza mesmo, o projeto é do casal Henrique Rosa e Amanda Santos. Os dois, claro, são sempre acompanhados pelo Fusca Azul 1974. Eu AMO a arte circense e acho a ideia de um circo itinerante em um fusca simplesmente incrível.
Para mim, esse trabalho pelo Ceará, hoje em dia até pelo Brasil é muito bela!
Hoje em dia eu não sei como estão as apresentações, mas recomendo dar uma olhada no @fuscirco no Instagram. A agenda é bem detalhada e dá pra ver também informações sobre o espetáculo do Fuscirco.
Aproveite e desfrute da arte circense! ![]()
Na região da Praia de Iracema algumas ruas têm artes lindas.
- Rua dos Tremembés
- Rua dos Tabajaras
Em ambas que com certeza vai curtir e achar fotos incríveis. A região da Praia de Iracema tem bastante intervenção artística, vale a pena passear por lá. Caso queira esticar o passeio, para comer eu recomendo o Mar de Rosas.
- Pratos regionais bem servido
- Extremamente delicioso e bem-apresentado
- Cerveja gelada e ótimos drinks
- Atendimento eficiente
Sem dúvida nenhuma o regional mais gostoso de Fortaleza.
Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar
O Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar, em Fortaleza, é um dos espaços culturais mais vibrantes do Nordeste. Arte, história e cotidiano no Ceará é lá, exatamente no coração da Praia de Iracema.
Complexo cultural no centro de Fortaleza
O Dragão do Mar abriga:
- teatros
- museus
- galerias
- cinemas
- planetário
- áreas abertas para convivência
É o tipo de lugar onde você pode passar algumas horas explorando sem pressa. Eu gosto de fazer as visitas de forma independente, mas também pode ser guiada, dependendo da programação.
No mais, acredito que possa ver certinho porque há exposições temporárias, apresentações artísticas e eventos gratuitos. O Dragão do Mar é praticamente uma parada obrigatória em Fortal.
Essas artes transformam completamente a região da Praia de Iracema. Quem curte fotografia ou só caminhar apreciando a cidade vai amar. Fortaleza tem uma identidade visual incrível! ![]()
![]()