Estou planejando uma viagem para o Carnaval e queria saber como é a folia capixaba. Tem bloquinhos de rua? Desfiles? Ou seria melhor para quem prefere fugir do agito?
O Carnaval no Espírito Santo proporciona uma experiência diversificada, atendendo tanto quem procura agito e folia quanto aqueles que preferem um ambiente mais tranquilo para descansar.
Embora não seja tão grandioso quanto o de outros estados, o Carnaval do Espírito Santo não fica atrás em animação, com centenas de blocos de rua e o tradicional desfile das escolas de samba no Sambão do Povo.
Oi, tudo bem? Que bom que você está pensando em curtir o Carnaval no Espírito Santo!
A folia capixaba é uma mistura perfeita para todos os gostos. Se você está em busca de agito, pode ficar tranquilo tem, sim, muita animação.
O estado conta com centenas de blocos de rua espalhados principalmente por Vitória e Guarapari, que são os destinos mais procurados pelos foliões.
Esses bloquinhos tomam conta das ruas durante toda a semana do Carnaval, com trios elétricos, música e muita diversão. A programação oficial, com datas e trajetos dos trios, ainda está sendo divulgada, então é bom acompanhar de perto para não perder nada!
Além disso, o Carnaval capixaba tem o seu charme especial com os desfiles das escolas de samba no Sambão do Povo, em Vitória um espetáculo cheio de brilho, batuque e tradição.
Agora, se sua ideia é fugir da folia, o Espírito Santo também pode ser uma boa pedida. Há diversas opções de praias mais tranquilas e cidades do interior onde o clima é mais calmo e perfeito para descansar.
Não perde em nada pra outros estados. Se você curte bloquinho de rua, pode ir sem medo pra Vitória ou Guarapari, que tem muita festa, gente fantasiada e trio elétrico passando por tudo quanto é canto.
As cidades de Vitória e Guarapari concentram a maior parte dos blocos de rua, com uma programação que dura quase a semana inteira.
Sou capixaba e posso te garantir que o Carnaval aqui é muito mais animado do que muita gente imagina.
Em Vitória, os desfiles no Sambão do Povo são super tradicionais e organizados.
Mas olha, se quiser sossego mesmo, sobe pra Domingos Martins ou vai curtir um descanso em praias menos badaladas, tipo Ponta da Fruta ou Meaípe.
Fui pro Espírito Santo no Carnaval do ano passado com minha esposa e meus dois filhos pequenos.
Evitamos os blocos mais cheios, mas achamos opções tranquilas e bem organizadas em bairros de Vitória, com matinês pra crianças e bloquinhos familiares.
O que mais me impressionou no Carnaval capixaba foi o Sambão do Povo. Os desfiles das escolas de samba são muito bem feitos, com fantasias lindas e enredos emocionantes.
Confesso que tinha um pouco de receio de pegar muito tumulto no Carnaval, mas me surpreendi positivamente com a organização em Vitória.
Recomendo dá uma olhada nesses conteúdos aqui abaixo, caso tenha interesse:
- Vale a pena visitar Domingos Martins? O que tem para fazer por lá?
- Quais são os pratos típicos do Espírito Santo que não posso deixar de experimentar?
- Qual o melhor lugar para ver o pôr do sol em Vitória ou Vila Velha?
- Quais são as melhores pousadas românticas na região de Pedra Azul?
- Como é viajar com crianças pelo Espírito Santo? Tem atrações para os pequenos?