Como comprar passagem de idoso pela internet

Sei que pessoas idosas tem alguns direitos de passagem. Mas, queria saber como eu posso aproveitar esse benefício.

8 curtidas

Olha, Igor, eu já comprei pra minha mãe algumas vezes. Dá pra fazer tudo online sim. Normalmente você entra no site da viação ou companhia aérea e procura pela opção de “idoso” ou “benefício”. Em ônibus, por exemplo, tem gratuidade ou desconto, mas às vezes precisa reservar com antecedência.

8 curtidas

Eu já tive dificuldade com isso no começo. Nem todas as empresas liberam 100% online. Em alguns casos, você até reserva pela internet, mas precisa ir na rodoviária só pra validar com documento. Então sempre confere essa parte antes para não dar dor de cabeça depois.

8 curtidas

Uma dica que eu sempre sigo: compro com antecedência. As vagas gratuitas para idosos em ônibus são limitadas (geralmente 2 por viagem). Se deixar para última hora, pode não ter mais e aí só sobra o desconto de 50%.

8 curtidas

Oi, Igor! Aqui em casa a gente faz assim: entra no site da empresa de ônibus e escolhe a passagem normalmente. Na hora de preencher os dados, coloca a idade correta. Algumas empresas já aplicam o benefício automático, outras pedem para retirar o bilhete no guichê depois. Depende do site que você está comprando a passagem.

8 curtidas

Tá todo mundo comentando sobre a compra de passagem de ônibus para idoso pela internet, mas queria compartilhar aqui sobre passagem de avião. Nesse caso, é um pouco diferente. Não tem gratuidade, mas algumas companhias oferecem desconto ou prioridade.

Porém, tem o Voa Brasil, programa do Governo Federal, para aposentados do INSS que pode ajudar bastante, com passagens de até R$ 200 por trecho, dependendo da disponibilidade.

Pelo que eu vi, o acesso é feito com conta Gov.br e só vale pra quem não viajou de avião nos últimos 12 meses. A busca é feita dentro da própria plataforma do programa, então não aparece em sites comuns. Aqui em casa a gente achou interessante, mas tem que ter flexibilidade, porque os voos e datas são limitados.

8 curtidas

Pra resumir: dá sim pra começar tudo pela internet, mas fica atento se precisa finalizar presencialmente. E sempre tenha o documento em mãos, porque vão pedir pra comprovar a idade na hora do embarque ou retirada da passagem.

8 curtidas

Já passei por isso ajudando um familiar e no começo parece confuso, mas depois que você entende o processo fica bem tranquilo. Hoje em dia melhorou bastante, porque várias empresas já permitem fazer tudo pela internet, o que facilita muito para quem não quer ir até a rodoviária.

Como comprar passagem de idoso pela internet (passo a passo)

Pelo que eu faço aqui, o processo é simples, mas tem alguns detalhes que fazem diferença. Nem sempre o botão do benefício fica tão evidente, então vale ir com calma e conferir tudo direitinho durante a compra.

• Tenha a Carteira da Pessoa Idosa, em mãos

• Acesse o site da empresa de ônibus

• Busque a viagem normalmente (origem, destino e data)

• Na escolha do assento, selecione a opção “Idoso” ou “Gratuidade”

• Informe os dados corretamente para validar

• Finalize a reserva ou emissão da passagem

Uma coisa importante que eu aprendi na prática: existem duas possibilidades. Se ainda houver vaga gratuita disponível (são só 2 por ônibus), o idoso não paga nada. Se essas vagas já tiverem sido preenchidas, ainda assim dá pra comprar com no mínimo 50% de desconto.

Além disso, algumas empresas pedem retirada no guichê, outras já liberam tudo digital, então sempre vale conferir essa parte antes. E reforçando: quanto antes você tentar reservar, maiores são as chances de conseguir a gratuidade.

8 curtidas

Eu ajudei meu avô recentemente e foi tranquilo. A gente entrou no site, escolheu a passagem e depois ligou no atendimento pra confirmar o procedimento. Vale muito a pena fazer isso se ficar na dúvida, porque cada empresa tem uma regra diferente.

8 curtidas