Sei que pessoas idosas tem alguns direitos de passagem. Mas, queria saber como eu posso aproveitar esse benefício.
Olha, Igor, eu já comprei pra minha mãe algumas vezes. Dá pra fazer tudo online sim. Normalmente você entra no site da viação ou companhia aérea e procura pela opção de “idoso” ou “benefício”. Em ônibus, por exemplo, tem gratuidade ou desconto, mas às vezes precisa reservar com antecedência.
Eu já tive dificuldade com isso no começo. Nem todas as empresas liberam 100% online. Em alguns casos, você até reserva pela internet, mas precisa ir na rodoviária só pra validar com documento. Então sempre confere essa parte antes para não dar dor de cabeça depois.
Uma dica que eu sempre sigo: compro com antecedência. As vagas gratuitas para idosos em ônibus são limitadas (geralmente 2 por viagem). Se deixar para última hora, pode não ter mais e aí só sobra o desconto de 50%.
Oi, Igor! Aqui em casa a gente faz assim: entra no site da empresa de ônibus e escolhe a passagem normalmente. Na hora de preencher os dados, coloca a idade correta. Algumas empresas já aplicam o benefício automático, outras pedem para retirar o bilhete no guichê depois. Depende do site que você está comprando a passagem.
Tá todo mundo comentando sobre a compra de passagem de ônibus para idoso pela internet, mas queria compartilhar aqui sobre passagem de avião. Nesse caso, é um pouco diferente. Não tem gratuidade, mas algumas companhias oferecem desconto ou prioridade.
Porém, tem o Voa Brasil, programa do Governo Federal, para aposentados do INSS que pode ajudar bastante, com passagens de até R$ 200 por trecho, dependendo da disponibilidade.
Pelo que eu vi, o acesso é feito com conta Gov.br e só vale pra quem não viajou de avião nos últimos 12 meses. A busca é feita dentro da própria plataforma do programa, então não aparece em sites comuns. Aqui em casa a gente achou interessante, mas tem que ter flexibilidade, porque os voos e datas são limitados.
Pra resumir: dá sim pra começar tudo pela internet, mas fica atento se precisa finalizar presencialmente. E sempre tenha o documento em mãos, porque vão pedir pra comprovar a idade na hora do embarque ou retirada da passagem.
Já passei por isso ajudando um familiar e no começo parece confuso, mas depois que você entende o processo fica bem tranquilo. Hoje em dia melhorou bastante, porque várias empresas já permitem fazer tudo pela internet, o que facilita muito para quem não quer ir até a rodoviária.
Como comprar passagem de idoso pela internet (passo a passo)
Pelo que eu faço aqui, o processo é simples, mas tem alguns detalhes que fazem diferença. Nem sempre o botão do benefício fica tão evidente, então vale ir com calma e conferir tudo direitinho durante a compra.
-
Tenha a Carteira da Pessoa Idosa, em mãos
-
Acesse o site da empresa de ônibus
-
Busque a viagem normalmente (origem, destino e data)
-
Na escolha do assento, selecione a opção “Idoso” ou “Gratuidade”
-
Informe os dados corretamente para validar
-
Finalize a reserva ou emissão da passagem
Uma coisa importante que eu aprendi na prática: existem duas possibilidades. Se ainda houver vaga gratuita disponível (são só 2 por ônibus), o idoso não paga nada. Se essas vagas já tiverem sido preenchidas, ainda assim dá pra comprar com no mínimo 50% de desconto.
Além disso, algumas empresas pedem retirada no guichê, outras já liberam tudo digital, então sempre vale conferir essa parte antes. E reforçando: quanto antes você tentar reservar, maiores são as chances de conseguir a gratuidade.