Quando eu decido levar meu cachorro em viagens, sempre me certifico de estar por dentro de todos os procedimentos necessários para garantir uma jornada tranquila e segura para nós dois. Geralmente, o primeiro passo é entrar em contato com a central de atendimento da companhia aérea com a qual planejo voar. Durante essa ligação, eu informo meus dados pessoais e os detalhes do voo, deixando claro que pretendo fazer uma reserva para o meu cão viajar comigo na cabine. É importante também confirmar todas as regras e regulamentos relacionados ao transporte de animais de estimação e, é claro, tirar qualquer dúvida que eu possa ter.
Em relação à documentação necessária, embora eu não precise apresentar nenhum documento para solicitar a passagem para o meu pet, alguns são obrigatórios para que ele possa me acompanhar na viagem. Isso inclui um atestado médico, o comprovante de vacinação e, se estivermos indo para fora do país, um Certificado Veterinário Internacional (CVI).
Para os voos dentro do Brasil, eu sempre me certifico de que a carteira de vacinação do meu cachorro esteja em dia, com a vacina antirrábica aplicada há mais de 30 dias e menos de um ano. Além disso, é essencial providenciar um atestado de saúde emitido pelo veterinário, datado no máximo 10 dias antes da viagem, garantindo que meu amiguinho está em perfeitas condições para embarcar.
É sempre bom se adiantar nesse processo, já que algumas companhias aéreas têm limite de animais permitidos por voo. Por isso, planejo com cuidado e reservo tempo suficiente para garantir que tudo esteja organizado antes da nossa partida. Assim, consigo garantir uma viagem tranquila e confortável tanto para mim quanto para o meu fiel companheiro de quatro patas."