Queria saber se as praias de Arraial do Cabo são perigosas?
Olha, eu fui pra Arraial do Cabo ano passado e fiquei apaixonada pelas praias! São lindíssimas, águas cristalinas, areia branquinha… mas confesso que sim, tem que tomar cuidado.
Algumas praias têm correnteza forte, como a do Pontal do Atalaia. Eu mesma quase fui pega por uma corrente enquanto nadava desatenta.
Hoje em dia, sempre pergunto aos salva-vidas antes de entrar na água.
Estive em Arraial algumas vezes e nunca tive problema, mas sou bem cauteloso. A beleza engana, porque a água parece calma e convidativa, só que tem algumas correntes traiçoeiras.
O mar ali é traiçoeiro em certos trechos, principalmente nas praias mais abertas como a Grande. Sempre fico de olho nos avisos e não me afasto muito da margem.
Minha experiência em Arraial do Cabo foi maravilhosa, mas eu vi uma situação que me deixou alerta.
Um rapaz se afastou demais na Prainha, achando que tava tudo bem, e os salva-vidas tiveram que resgatar.
Não foi grave, mas percebi que o mar ali exige respeito. Então eu digo: não é perigoso se você tiver consciência e não subestimar a natureza.
Arraial do Cabo é perigoso, sim, se você não tiver cuidado. Eu mesmo já fui surpreendido por uma ressaca repentina na Praia do Forno.
Estava tudo calmo, e do nada o mar começou a puxar. A sorte foi que eu sou bom nadador e consegui sair, mas vi turistas em pânico.
Depois disso, redobrei a atenção com as condições climáticas antes de entrar no mar.
Fui pra Arraial com meu filho pequeno e, sinceramente, fiquei bem receosa com algumas praias. A Praia Brava, por exemplo, é linda, mas tem ondas fortes e nem sempre tem salva-vidas por perto.
Acabamos ficando mais na Prainha e na Praia dos Anjos, que são mais tranquilas e com estrutura. Mas pra quem vai com criança, tem que planejar bem.
Pra mim, Arraial é tranquilo se você souber onde ir. Eu amo a Praia do Farol, que é controlada pela Marinha, então tem regras de visitação, limite de pessoas, e geralmente o mar é calmo.
É até mais seguro que muitas praias por aí. Agora, se for em alta temporada e tentar explorar por conta própria, aí sim o risco aumenta.
Aqui no Forúm Viajantes temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
Eu mergulho há anos e posso dizer que Arraial tem um dos mares mais bonitos do Brasil, mas também exige respeito.
Algumas áreas têm correntezas fortes, especialmente fora da zona de banhistas. Já vi casos de mergulhadores sendo levados pela corrente e precisando de apoio.
Então sim, é seguro, mas não dá pra ser displicente.
O que muita gente não sabe é que o fundo do mar em Arraial tem declives abruptos. Eu estava na Praia Grande e, em menos de dois passos, já não dava mais pé.
Isso dá uma falsa sensação de segurança, principalmente pra quem não sabe nadar direito. Por isso, acho que sim, pode ser perigoso se você não conhece bem o lugar.