Fui pra Bariloche, na Argentina, no inverno de 2024, e foi minha primeira vez vendo neve. É um destino incrível, com paisagens que parecem saídas de um cartão-postal, mas também tem seus altos e baixos, então acho justo listar os prós e contras pra quem está pensando em ir.
Pontos positivos:
-
A infraestrutura turística é excelente. Tem ônibus para todas as principais atrações, aluguel de roupas de frio em vários pontos e muitos guias que falam português.
-
A neve é garantida entre junho e agosto. Mesmo que não caia todos os dias, os cerros (como o Catedral e o Otto) sempre têm uma camada boa.
-
A cidade é charmosa, com lojinhas de chocolate artesanal e restaurantes acolhedores. Pra quem curte natureza, os lagos congelados e as montanhas são um espetáculo à parte.
-
É um destino relativamente seguro e tranquilo. Caminhei bastante à noite e nunca tive problemas.
Agora, os contras:
-
Bariloche ficou cara nos últimos anos, principalmente pra brasileiros. O câmbio até ajuda um pouco, mas o preço dos passeios e dos restaurantes aumentou bastante.
-
A cidade costuma ficar lotada em julho, principalmente nas férias escolares. As filas pra subir os cerros e pra alugar equipamentos podem ser bem cansativas.
-
Se você não for esquiar, alguns passeios podem parecer repetitivos, já que a maior parte das atrações é focada em esportes de neve.
-
E o frio é realmente intenso — cheguei a pegar -8°C pela manhã. Então é essencial investir em roupas térmicas e botas impermeáveis.
No geral, eu diria que vale muito a pena conhecer Bariloche, principalmente se for sua primeira vez vendo neve. É um destino mágico, mas que exige um bom planejamento pra evitar perrengues e gastos desnecessários. Se puder, vá no final de junho ou em agosto, quando o movimento é um pouco menor e os preços tendem a cair.