Minha visita ao Museu Náutico da Bahia - Farol da Barra foi repleta de altos e baixos. Por um lado, o local oferece uma vista deslumbrante para o pôr do sol, embora eu pessoalmente prefira a atmosfera da Ponta de Humaitá. No entanto, fiquei um pouco desapontado com o fato de que é preciso pagar para entrar, e o valor não é exatamente barato. Além disso, o horário de funcionamento é limitado e eles são bastante rigorosos com a documentação necessária para entrar.
Quanto ao museu em si, achei interessante ver os itens do fundo do mar e as mini maquetes de navios, mas a acessibilidade deixou muito a desejar. Para pessoas com mobilidade reduzida, é praticamente impossível aproveitar plenamente a visita, especialmente para subir e descer as escadas do farol. Fiquei preocupado com a falta de segurança no topo do farol, onde a única proteção é uma tela. Seria realmente útil ter alguém monitorando o local e ajudando as pessoas a descerem com segurança.
É um ponto turístico que tem seu valor, mas precisa melhorar em termos de acessibilidade e segurança, especialmente para grupos vulneráveis como crianças e idosos.
Veja aqui: